Você está prestes a comprar moto que será a primeira da sua vida? O motorista recém habilitado tem muitas dúvidas na hora de buscar o primeiro veículo. Para te ajudar, nós separamos todas as dicas para comprar moto; confira!
Regularize a CNH
Em primeiro lugar, é preciso começar de maneira correta. Muita gente pensa em comprar a moto sem carteira de habilitação ou durante o processo de autoescola. Porém, o ideal é seguir a legislação e apenas comprar a moto quando estiver regularizado para a pilotagem.
Entenda que a legislação pode ser firme em caso de fiscalização de um condutor sem CNH, podendo até mesmo bloquear a regularização do documento pelos próximos anos.
Qual tipo de moto comprar?
Há diferentes tipos de motos no mercado. E para escolher o modelo inicial, é preciso mapear as necessidades. Veja os principais tipos de motos comprados por iniciantes:
1- Scooters
No geral, as scooters são motos bem simples com uma estrutura leve. Essas motos apresentam cilindradas baixas, mas atualmente, marcas como a Yamaha e a Honda, já contam com scooters bem fortes.
- Antes de mais nada, veja quais motos NÃO comprar!
São exemplos de boas scooters a PCX e a Elite 125 da Honda; além da NEO e da NMAX da Yamaha. Há boas scooters 0km a partir dos 15 mil reais, enquanto modelos antigos são bem mais baratos.
- Motos de até R$ 20 mil reais para Comprar sem medo de errar
- 3 Cuidados fundamentais para Transferir a Moto
2- Streets
As motos street também são simples, mas mais encorpadas do que as scooters, por mais que contem com as baixas cilindradas. No geral, são modelos nakeds criados para o uso no dia a dia na cidade.
São exemplos de boas streets as tradicionais CG 160 Titan e a Fazer, da Honda e da Yamaha, respectivamente. Há diferentes preços para as streets, mas dá para encontrar bons modelos a partir de 10 mil reais.
3- Cross
As motos de cross são criadas para o dia a dia no campo. No geral, as motos contam com uma carenagem forte e uma pilotagem reforçada, sem grandes acelerações, mas com boas suspensões.
- E para ver todas as novidades em carros do ano, clique aqui.
Muitos novatos optam pela cross para andar nas trilhas, como é o caso da famosa Honda Bros 160, que aguenta qualquer terreno.
4- Trail
As motos de trail são boas para encarar estradas. No geral, as street e scooters não são recomendadas para trajetos longos e alta velocidade, já que não oferecem estabilidade e segurança para isso.
Nesse sentido, as motos trail e big trail são fortes e estáveis, alcançando altas velocidades e contando com itens de segurança como banco confortável, descanso de pés e mãos e freios ABS.
- Agora que você já conhece os tipos de moto, que tal descobrir qual é o capacete perfeito?
Moto usada ou 0km?
A decisão de comprar uma moto usada ou 0km está relacionada ao orçamento e às necessidades. Nesse sentido, quem pretende trabalhar com a moto, pode tirar um modelo 0 para ter mais tempo de longevidade do veículo.
Ao mesmo tempo, o trabalhador pode optar por um modelo usado no começo. Logo, dá para se entender que a decisão de escolher um produto usado ou novo passa mesmo pelas intenções do comprador.
A moto 0km traz a vantagem da garantia e da conservação do produto, afinal, está tirando da loja. Por outro lado, há uma perda significativa de finanças, já que a moto desvaloriza assim que sai da concessionária.
A moto usada já traz uma rodagem, com menos ou mais estragos, mas custa bem mais barato. No geral, as motos usadas não sofrem tanto com a desvalorização, visto que as tabelas são mais equalizadas.
Como pagar a primeira moto?
O comprador precisa entender que consórcio e financiamento são modelos bem diferentes. Isso porque o primeiro pode ser vantajoso para quem dispõe de um intervalo de tempo maior para comprar o veículo.
Já o financiamento entrega a moto rapidamente, mas com um pagamento a longo prazo.
Para muita gente, pode ser vantajoso juntar o dinheiro e tirar a moto à vista, o que dá bons descontos. Na hora de comprar uma moto usada com outra pessoa, não tem muito o que fazer além de pagar diretamente.
De toda maneira, é fundamental que o comprador pesquise bastante e defina o melhor preço e a melhor forma de pagamento para comprar a primeira moto da vida.
Como cuidar da sua primeira moto?
Em primeiro lugar, é preciso respeitar as leis de trânsito. Para além de evitar multas e outros custos, seguir as regras conserva a própria integridade física de si e dos outros nas ruas.
Em termos de cuidados, é importante não usar a moto em contextos em que não se cabe, como andar muito nas estradas com uma scooter. Forçar o motor reduz muito a vida útil do veículo.
- Veja também, como lavar a sua moto corretamte para não estragar peças e nem a pintura – ANTES QUE SEJA TARDE!
Por fim, manter a manutenção em dia é fundamental, seja para motos usadas, seja para as motos novas, que ainda oferecem garantia em boa parte das compras.
Trocar óleo, revisar pneus e cuidar da carenagem são fundamentos simples e essenciais.