Quais Motos Evitar de Comprar? Modelos NÃO Recomendados

O momento de comprar uma moto é muito aguardado e carregado de fortes emoções. Para muitos, é a hora de realizar um sonho! Porém, para não transformá-lo em um pesadelo, é preciso saber quais motos evitar de comprarConfira as nossas dicas e veja quais quais motos evitar de comprar e por quê.

Quais Motos Evitar de Comprar
Foto: Pexels Quais Motos Evitar de Comprar

O que avaliar na hora de comprar uma moto?

Ao comprar uma moto 0km na loja, é fundamental certificar-se de que o modelo atende às suas necessidades. Não é recomendado comprar um produto com foco no off-road para andar na cidade, por exemplo.

As motocicletas são divididas em categorias, e cada uma delas é focada em um nicho de mercado. Assim, pesquise bastante sobre o modelo escolhido e veja se a opção se enquadra na motivação da compra.

Foto: Banco de Imagens

Em relação ao pagamento, é preciso ficar de olho nas condições financeiras. Em muitos casos, vale a pena entrar no financiamento; em outros, é melhor juntar um pouco a mais e comprar a moto à vista.

Cada montadora pode ter condições específicas, por isso, o ideal é escolher modelos de diferentes marcas e fazer uma análise minuciosa de cada um deles.

Comprando uma moto usada

O processo de comprar uma moto usada é mais difícil do que ir na loja e tirar um veículo 0km. Por isso, você precisa se atentar a alguns fatores essenciais para escolher a melhor moto.

Além da mesma pesquisa sobre valores e necessidades, é preciso ficar de olho nas condições do veículo.

À primeira vista, é possível dar uma geral nos aspectos físicos da moto, olhando cada detalhe para procurar trincas e remendos. Quem conhece um pouco mais sobre mecânica ainda pode ver mais partes.

De toda maneira, é uma boa opção levar a moto em uma oficina de confiança e ter a análise de um profissional sobre o estado de funcionamento do veículo.

Se o vendedor não aceitar submeter a moto à verificação do mecânico, fique atento. Nesses casos, pode não ser muito seguro fazer a compra, ainda mais se você não entender muito sobre questões elétricas e mecânicas do veículo.

Outra parte muito importante é a documentação. Nesse sentido, é vital verificar se todos os licenciamentos, seguros e impostos estão em dia e de acordo com a legislação. Além disso, verifique se há multas ou boletins de ocorrência com a placa.

Entenda que comprar uma moto com pendências judiciais pode dar muita dor de cabeça. Por isso, o ideal é fazer tudo dentro da lei. Nesse sentido, um despachante de confiança pode ajudar muito.

Ainda a respeito dos valores, é preciso verificar se o pedido bate com a tabela FIPE. Condições ‘boas demais para ser verdade’ pedem muita atenção, cuidado!


Motos usadas que é melhor evitar de comprar

É muito difícil precisar exatamente uma lista de motos ‘ruins’ para a compra, já que cada caso é um caso. Pode ser que o modelo exemplificado se adeque às suas necessidades e o exemplar esteja em perfeito funcionamento, valendo a pena a compra.

Quais Motos Evitar de Comprar

Assim, cada tipo de moto pede os próprios cuidados. Ao comprar uma off-road  para a estrada, é preciso ficar bem atento às condições gerais, visto que a terra danifica muito a moto.

Já ao comprar uma ‘CGzinha’, é fundamental se atentar à quilometragem e às condições elétricas, visto que essas motos urbanas são muito utilizadas no dia a dia.

Quando se trata de moto esportiva, tem que saber muito bem a procedência do veículo, já que é grande o número de roubos e furtos de modelos muito caros. Além disso, problemas elétricos graves podem passar batido à primeira vista.


Quais motos novas é melhor evitar de comprar?

A questão sobre a moto usada também vale em relação ao veículo novo. Não é direto apontar qual o pior modelo de moto.

Pesquisando aqui no site você consegue encontrar rankings das versões mais bem avaliadas, mas isso não quer dizer que outros tipos não são possíveis.

Quais Motos Evitar de Comprar

Nesse sentido, o melhor conselho é pesquisar bastante! Procure uma moto que se encaixa às suas necessidades, mesmo que isso possa custar mais dinheiro em um primeiro momento.

Não vale a pena investir em uma 150cc se você pega rodovias todos os dias, por exemplo. Dá mesma maneira que não é vantajoso colocar uma superesportiva para ‘apanhar’ na estrada de terra a todo momento.

No fim das contas, a busca por uma moto é como qualquer outra compra, que precisa de muita análise e de muita matemática para encaixar no planejamento.

Quer mais algumas dicas? Confira no vídeo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1.9 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Ricardo Lins
Formado em jornalismo, Ricardo Lins é especialista em produção de conteúdo automotivo. Com mais de 4 anos de experiência na área, entrega artigos e notícias atualizadas sobre lançamentos e comparativos de motos para o nosso portal de forma confiável e imparcial.