Como Identificar Problemas da Moto pelo Barulho do Motor

Se você tem uma moto, é normal se preocupar com a saúde do veículo. Por isso, hoje vamos te contar como identificar problemas da moto pelo barulho do motor. Então, para não perder as dicas e garantir que sua motocicleta esteja perfeita, saiba como identificar problemas da moto pelo barulho do motor.

publicidade
Como Identificar Problemas da Moto pelo Barulho do Motor
Como Identificar Problemas da Moto pelo Barulho do Motor

Como identificar problemas da moto pelo barulho do motor

A princípio, o barulho do motor é uma das características mais marcantes para quem adora motocicletas. Contudo, o que fazer quando barulhos estranhos começam a surgir e atrapalhar o desempenho e som da peça?

publicidade

Nesse sentido, é importante perceber que nos primeiros minutos de funcionamento do motor, é normal surgir um barulho mais acentuado. Isso acontece porque seus componentes ainda estão frios e o lubrificante não circulou totalmente pelo motor.

✓ Veja também:

publicidade
Fonte: Teacher Motos

Entretanto, quando ruídos estranhos se tornam frequentes, é um sinal de que realmente há algo errado no funcionamento do motor. E para te ajudar neste caso, vamos mostrar como identificar problemas da moto pelo barulho do motor!


Como identificar barulho na moto?

Apesar de parecer óbvio, muitos pilotos ignoram possíveis ruídos que venham do motor de sua moto. Contudo, saiba que essa prática pode ser muito prejudicial para seu veículo.

publicidade

Desse modo, é importante ressaltar que quanto mais frequentes e persistentes os ruídos forem, maiores as chances do motor ser comprometido.

Como Identificar Problemas da Moto pelo Barulho do Motor
Fonte: Sul Carro

Portanto, ao sinal de qualquer barulho diferente, é importante procurar um mecânico de confiança.

publicidade

Agora, vamos entender como identificar problemas da moto pelo barulho do motor. Acompanhe:


Causas de barulho do motor na sua moto

Agora que você já sabe a importância de perceber problemas da moto pelo barulho do motor, é preciso saber quais podem ser as causas desses ruídos e como eliminá-los.

Fonte: Comunidade Motonline
publicidade

Contudo, é válido destacar que toda e qualquer tipo de manutenção deve ser feita por um profissional qualificado. Então, busque seu mecânico de confiança e não faça reparos sozinhos em casa. Do contrário, você pode piorar o estado do motor.

✓ Veja os tópicos de mais destaque do site:

publicidade
Como Identificar Problemas da Moto pelo Barulho do Motor
Fonte: CN Motos

A seguir, confira possíveis causas para o barulho do motor de sua moto:

Correia dentada

A princípio, a correia dentada é um componente muito importante do sistema de transmissão das motos. Nesse sentido, para que ela desempenhe seu papel da maneira correta, é preciso fazer a lubrificação periódica, e também a regulagem da sua tensão.

publicidade
Fonte: Moto S/A

Além disso, se ela estiver frouxa ou desgastada, vai produzir um barulho semelhante a um chocalho dentro do motor. Porém, caso a regulagem não seja mais possível, é necessário fazer a troca do conjunto formado pela correia, coroa e pinhão.


Barulho do motor causado pela embreagem

É muito comum identificar barulhos vindos da embreagem ao efetuar a troca de marchas, mas saiba que eles podem deixar qualquer piloto de cabelo em pé. Nesse sentido, esse problema pode acontecer por conta das folgas na carcaça externa.

publicidade
Como Identificar Problemas da Moto pelo Barulho do Motor
Fonte: Oficinas BH

Dessa forma, o problema pode ser resolvido com a troca das borrachas internas, que vão perdendo suas características conforme são expostas à variação de calor. Logo, o componente perde a capacidade de absorver impactos adequadamente.


Identificar problemas da moto no cabeçote

Em primeiro lugar, o cabeçote é responsável por conduzir o ar e o combustível para dentro e para fora dos cilindros. Contudo, ele também pode apresentar problemas da moto pelo ruído do motor.

Fonte: A Gazeta
publicidade

A princípio, esse tipo de problema começa na falta de lubrificação adequada durante o funcionamento. Nesse sentido, o excesso no desgaste dos componentes internos provoca uma folga entre eles, principalmente no alojamento dos tuchos.

Portanto, é um problema que merece muita atenção, pois é uma situação bastante perigosa. Assim, a manutenção correta garante o melhor desempenho da moto e também a segurança do piloto.

Como Identificar Problemas da Moto pelo Barulho do Motor
Fonte: Freepik

Além desses problemas que mencionamos, saiba que é possível identificar problemas da moto pelo barulho do motor relacionados a outros aspectos. Por exemplo:

publicidade
  • Assobio do freio;
  • Zumbido na bomba de combustível;
  • Barulho de estalo na suspensão e vela, entre outros.

Agora que você já sabe como perceber problemas da moto pelo barulho do motor, é importante sempre prestar atenção caso surjam ruídos frequentes. 

Por fim, não deixe de acompanhar nosso portal para mais dicas de como cuidar de sua motocicleta.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Como Identificar Problemas da Moto pelo Barulho do Motor

publicidade
Ricardo Lins
Formado em jornalismo, Ricardo Lins é especialista em produção de conteúdo automotivo. Com mais de 4 anos de experiência na área, entrega artigos e notícias atualizadas sobre lançamentos e comparativos de motos para o nosso portal de forma confiável e imparcial.