8 dicas para Economizar a gasolina da Moto

Se você tem moto,  com certeza se preocupa com os gastos mensais com combustível. Pensando nisso, trouxemos 8 dicas para economizar a gasolina da moto. Então prepare-se para anotar e colocar em prática as 8 dicas para economizar a gasolina da moto.

publicidade
Economizar a gasolina da moto
Economizar a gasolina da moto

Como economizar gasolina com a moto?

A princípio, o brasileiro vem sofrendo com a alta no preço dos combustíveis desde 2021. A crise se instaurou com a chegada da pandemia da covid-19, mas também com o conturbado cenário econômico causado pela guerra na Ucrânia.

publicidade

Nesse sentido, o cenário se tornou ainda pior para quem usa sua moto diariamente como meio de transporte para o trabalho.

✓ Veja também:

publicidade
Fonte: Motociclismo Online

Mas não se preocupe. Pois separamos neste artigo algumas dicas valiosas que vão te ajudar na hora de economizar a gasolina da moto e manter a amizade com o frentista de seu posto favorito.

Contudo, antes vamos falar um pouco sobre cada combustível. Acompanhe mais a seguir:

publicidade

Tipos de combustível

Atualmente, nós temos 3 tipos de combustível. Alguns tipos de veículos aceitam apenas 1 ou 2 e aí fica difiícil trocar pelo mais em conta. Veja abaixo as opções:

  • Gasolina;
  • Etanol;
  • Diesel.
Economizar a gasolina da moto
Fonte: Assembléia Espírito Santo
publicidade

Contudo, a gasolina possui duas variantes. A aditivada e a premium. Para que você entenda melhor as diferenças, vamos falar sobre cada um deles brevemente.

Gasolina comum

A gasolina é considerada o combustível padrão dos motoristas. Nesse sentido, é a mais fácil de ser encontrada. De acordo com parecer da Agência Nacional de Petróleo – ANP, ela deve ter, pelo menos, 27% de etanol em sua composição.

publicidade
Fonte: Veja

Gasolina aditivada

A princípio, uma das variações da gasolina é a opção aditivada. Desse modo, seu diferencial é a adição de componentes com função detergente. Assim, eles ajudam na limpeza do motor dos bicos injetores.  

Contudo, esse tipo de combustível costuma ser um pouco mais caro que a versão comum.

publicidade

✓ Veja mais novidades:

Economizar a gasolina da moto
Fonte: AutoPapo
publicidade

Versão premium

Por fim, temos a gasolina premium. Nesse sentido, a definição do combustível pode ser diferente em cada região. Porém, sua característica principal é ter uma porcentagem menor de álcool em sua composição.

Além disso, é indicada para carros mais modernos e novos.

publicidade

Etanol (álcool)

Atualmente, o etanol, mais conhecido por álcool, se tornou um dos combustíveis mais utilizados, graças ao preço mais baixo que a gasolina. Nesse sentido, o biocombustível é extraído da cana de açúcar.

Entretanto, mesmo custando um pouco mais barato que a gasolina, o consumo do etanol nos carros acaba se tornando maior. Ou seja, é necessário abastecer em um intervalo menor de tempo.

Fonte: Motociclismo Online
publicidade

Diesel

Por fim, nós temos o diesel. A princípio, os carros que utilizam esse combustível são de grande porte. Por exemplo, caminhonetes, 4×4, furgões, ônibus ou caminhões.

Dessa forma, ele costuma ser mais econômico, tanto no consumo, quanto na durabilidade. Porém, assim como a gasolina, ele também é mais poluente.


8 dicas para economizar a gasolina da moto

Agora que você já entendeu um pouco sobre os combustíveis, que tal descobrir algumas formas de poupar gasolina da moto? A seguir, você acompanha 8 dicas para poupar combustível e, claro, dinheiro no seu bolso:

publicidade
Economizar a gasolina da moto
Fonte: AutoPapo

Escolha a moto certa para seu uso

Primeiramente, esse é um dos aspectos que você deve analisar para economizar combustível da moto. Nesse sentido, uma motocicleta maior pode gastar o mesmo (ou até menos) no quesito rodovia, peso e velocidades mais altas.

Faça sempre a manutenção e calibre os pneus

publicidade

Em segundo lugar, mantenha sempre a manutenção em dia, os filtros e pneus calibrados. Desse modo, sua moto irá rodar com mais leveza e poupará combustível.

Fonte: O Povo

Evite peças de segunda mão

Uma dica muito importante para economizar a gasolina e também gastos extras, é evitar a troca de peças por itens de segunda mão. Nesse sentido, uma vela pode queimar de forma irregular ou um filtro exigir maior demanda de combustível.

publicidade

Cuidado ao acelerar

A princípio, ficar bombando a moto parada é uma atitude desnecessária. Por isso, evite essa atitude e também não estique as marchas sem necessidade.

Economizar a gasolina da moto
Fonte: Rádio Itatiaia

A seguir, veja outras dicas interessantes que podem lhe ajudar a economizar a gasolina da moto:

publicidade
  • Atenção a troca de marchas;
  • Use somente gasolina de qualidade;
  • Compare se é melhor usar gasolina ou etanol;
  • Cuide de sua motocicleta e não hesite em procurar um mecânico quando notar algo errado.

Com essas dicas, você vai poder economizar muita gasolina e aproveitar melhor sua moto!

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

8 dicas para Economizar a gasolina da Moto

publicidade
Ricardo Lins
Formado em jornalismo, Ricardo Lins é especialista em produção de conteúdo automotivo. Com mais de 4 anos de experiência na área, entrega artigos e notícias atualizadas sobre lançamentos e comparativos de motos para o nosso portal de forma confiável e imparcial.