Veja Como Acessar a CNH pelo App: E nunca mais perdê-la

Imagina sair com seu carro, ser abordado por uma blitz e perceber que deixou sua CNH em casa? Nesse sentido, veja como acessar a CNH pelo App pode ser a solução perfeita para evitar este transtorno. Neste artigo, você aprende como acessar a CNH pelo app e nunca mais ser surpreendido pelas autoridades!

publicidade
Acessar a CNH pelo App
Acessar a CNH pelo App

CNH Digital

A princípio, a Carteira Nacional de Habilitação Digital tem a mesma veracidade e validade que o documento físico. Nesse sentido, também é válida em todo o território nacional.

publicidade

Desse modo, os interessados em adquirir a versão digital do documento, precisam realizar um acesso diretamente no aplicativo da CNH Digital.

✓ Veja também:

publicidade
Fonte: Agência Brasil

Entretanto, é importante ressaltar que o aplicativo oferece o compartilhamento dos dados. Portanto, os interessados em ter a CNH na versão digital devem se atentar se o documento físico possui um QR Code na parte posterior.

Primeiramente, o QR Code é um código que garante a segurança e veracidade das informações do documento. Então, é necessário seguir algumas etapas antes de conseguir a carteira de habilitação digital.

publicidade
Acessar a CNH pelo App
Fonte: Rede Frota

Em seguida, você acompanha mais detalhes de veja como acessar a CNH pelo App de forma simples. Veja mais:


É possível acessar a CNH pelo app antes de ter o documento com QR Code?

Atualmente, os documentos de habilitação possuem impresso na parte de dentro um QR Code.  Nesse sentido, ele serve para que o motorista escaneie o código utilizando o app da CNH Digital.

publicidade

Contudo, somente os documentos emitidos recentemente estão vindo com o código. Então você deve estar pensando: é possível então acessar a CNH pelo app sem o QR Code? A resposta é sim!

Fonte: Pixabay

Dessa forma, a novidade passou a valer durante os meses de restrição provocados pela pandemia, já que os Detrans deixaram de emitir o documento físico.

publicidade

Então, para acessar a CNH pelo app sem o QR Code, basta você  acessar o Portal de Serviços do Denatran. Em seguida, clique na opção “CNH Digital. Então, escolha a opção “Ativação”.

Por último, basta atualizar as informações pendentes e seguir as instruções de cadastro.

Acessar a CNH pelo App
Fonte: Detran MS
publicidade

CNH Digital válida como documento físico

Uma outra dúvida que muitos brasileiros têm em relação a acessar a CNH digital, é se o documento digital tem a mesma validade que a CNH física.

✓ Veja mais modelos do ano:

publicidade

Nesse sentido, imagine a seguinte situação: você perdeu sua CNH física e agora possui somente a versão digital. A princípio, o primeiro pensamento que vem à nossa cabeça é de que tudo está perdido, já que somente o documento físico é válido.

Fonte: VERO Alphaville

Porém, saiba que você não precisa emitir uma segunda via do documento. Isso porque a carteira de habilitação digital tem a mesma validade que o documento de papel.

publicidade

Então, contanto que ela esteja dentro da validade, pode acessar a CNH pelo app e apresentá-la em qualquer situação como um documento normal.


Como acessar minha CNH pelo app?

Agora que você já entendeu os principais pontos em relação à CNH Digital, é importante saber como acessar o documento pelo app. Nesse sentido, o processo é bem simples e não leva mais que alguns minutos.

Acessar a CNH pelo app
Fonte: Detran PR

Para isso, nós preparamos um passo a passo que vai te ajudar a fazer o primeiro acesso de sua CNH pelo app. Confira:

publicidade
  • Primeiramente, acesse a loja de aplicativos de seu smartphone. O aplicativo da CNH está disponível para dispositivos Android e iOS. Clique em iniciar download;
  • Em seguida, abra o aplicativo e acesse sua conta no portal gov.br. Caso não tenha um cadastro, basta clicar em “fazer cadastro”;
Fonte: Google Play
  • Então, forneça os dados solicitados. Para já cadastrados, basta inserir o número do CPF e a senha. Se for o primeiro acesso, preencha todos os campos da tela;
  • Depois, vá ao menu principal e escolha a opção “habilitação” para ter acesso ao documento;
  • Em seguida, clique em “baixar minha CNH”;
Acessar a CNH pelo app
Fonte: gov.br
publicidade
  • Posteriormente, informe o número de registro da sua habilitação, logo abaixo da sua foto;
  • Então, escolha a opção “baixar CNH digital” e crie uma senha para sempre acessar o documento quando preferir.

Pronto, viu como é super fácil acessar a CNH pelo App? Agora, você pode ficar tranquilo e sem medo de sair de casa e esquecer seu documento.

Entretanto, vale lembrar que para acessar o aplicativo, é necessário estar conectado a internet!

publicidade
Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Veja Como Acessar a CNH pelo App: E nunca mais perdê-la

Ricardo Lins
Formado em jornalismo, Ricardo Lins é especialista em produção de conteúdo automotivo. Com mais de 4 anos de experiência na área, entrega artigos e notícias atualizadas sobre lançamentos e comparativos de motos para o nosso portal de forma confiável e imparcial.