5 Cuidados Antes de Comprar uma Moto Usada

A crise econômica fez com que a busca por motos usadas aumentasse. Contudo, é preciso ficar atento antes de formalizar uma compra. Para isso, listamos aqui 5 cuidados antes de comprar uma moto usada. Então, acompanhe nosso artigo para ver os 5 cuidados antes de comprar uma moto usada.

publicidade
5 Cuidados Antes de Comprar uma Moto Usada
5 Cuidados Antes de Comprar uma Moto Usada

Dicas para comprar uma moto usada

A princípio, a crise econômica que assombra o país, entre outros fatores, fez com que muitos brasileiros abandonassem o sonho da moto 0km e optarem pela moto usada.

publicidade

De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Fenabrave, a procura por motocicletas segue em boa demanda, uma tendência que poderá ainda ser observada no futuro, principalmente nas grandes cidades.

✓ Veja também:

publicidade
Fonte: Garagem 360

Então, se você está pensando em adquirir o veículo, é importante tomar alguns cuidados antes de buscar um vendedor. Logo, listamos neste artigo 5 cuidados antes de comprar uma moto usada.


O que devo saber antes de comprar uma moto usada?

Apesar de muitos desejarem um veículo novinho, existem algumas vantagens de adquirir uma moto usada.

publicidade
5 Cuidados Antes de Comprar uma Moto Usada
Fonte: Webmotors

A seguir, confira alguns dos benefícios que você pode ter ao optar por adquirir uma moto usada:

  • Valor mais atrativo;
  • Redução nos gastos com taxas;
  • Menor depreciação;
  • Possibilidade de investir mais nos acessórios.
publicidade
Fonte: Revista Moto Adventure

Agora que você viu que é possível levar vantagem na compra de motocicletas usadas, é necessário destacar que existem pontos negativos nesta compra também. Por exemplo:

  • Atenção a revisão;
  • Falta de garantia de fábrica;
  • Possíveis gastos com manutenção;
  • Risco de uma compra ruim.
publicidade

Uma dica é sempre colocar na balança todos esses pontos e ver se vale a pena investir numa moto usada ou nova, de acordo com as suas necessidades.

5 Cuidados Antes de Comprar uma Moto Usada
Fonte: Motor1

Se você escolheu comprar o veículo usado, deve prestar atenção em alguns pontos específicos. Portanto, acompanhe a seguir 5 cuidados ao comprar moto usada:

publicidade

5 cuidados antes de comprar uma moto usada

Como já mencionamos, adquirir um veículo usado pode ser uma ótima estratégia para poupar dinheiro e poder focar em outros aspectos do veículo. Entretanto, isso significa que será preciso ter muita atenção no modelo e nas condições do vendedor.

Para te ajudar, listamos neste artigo 5 cuidados antes de comprar uma moto usada. Veja a seguir:

1- Verifique o estado da moto e o histórico de revisões

A princípio, o ditado popular “a primeira impressão é a que fica” se adequa muito bem aqui. Nesse sentido, é de extrema importância olhar o aspecto geral da moto. Ou seja, conservação, design, uso indevido, etc.

publicidade
Fonte: Mãos ao Auto

Porém, é válido ressaltar que um modelo e pintura bonitos são sinônimo de uma boa moto usada. Nesse sentido, preste atenção a cada detalhe. Logo, converse com o vendedor sobre o histórico de revisões, manutenções feitas, entre outras coisas.

✓ Esteja por dentro:

publicidade

2 – Documentação do veículo

Um dos 5 cuidados antes de comprar uma moto usada é sempre olhar toda a documentação do veículo. Com essa prática, você evita dores de cabeça e até prejuízos.

Desse modo, é possível conferir como está a situação da moto pelo número da placa e pelo Renavam. Atualmente a pesquisa pode ser feita nos portais do Detran e do Senatran.

5 Cuidados Antes de Comprar uma Moto Usada
Fonte: Santana 360 graus
publicidade

Então, confira se está tudo certo com o registro e mesmo se existem pendências como multas.

3 – Consulte seu mecânico de confiança

Estando tudo certo com a documentação, é hora de conferir o real estado da moto usada. Nesse sentido, é uma forma de garantir a sua segurança e evitar prejuízos no futuro.

Portanto, busque o auxílio de seu mecânico de confiança ou de uma oficina confiável de sua cidade. Pois somente um profissional experiente poderá dizer se a moto usada está em condições seguras e aceitáveis.

4 – Faça um test-ride antes de formalizar a compra

Nossa penúltima dica em relação aos critérios para comprar a moto usada é, faça um test ride! Ou seja, dê uma volta com sua futura nova moto. Desse modo, analise como é a sensação de rodar na cidade e até na estrada.

publicidade
Fonte: Webmotors

Além disso, é importante ficar atento às suas necessidades. Se vai trafegar em grandes centros urbanos, o modelo deve ser ágil e prático. Porém, se vai dirigir mais na estrada, é necessário conforto e uma moto usada que seja potente.

5 – Faça uma boa pesquisa de mercado

Por último, não deixe de fazer uma ampla pesquisa antes de comprar sua moto usada. Assim, verifique se o preço que o modelo tem no mercado, está muito acima do solicitado, ou mesmo abaixo.

Fique atento a aquele velho clichê, “o barato sai caro”. Uma forma legal de fazer isso é consultando a tabela Fipe do modelo de interesse. 

publicidade
5 Cuidados Antes de Comprar uma Moto Usada
Fonte: Donizetti Motos

Por fim, se você gostou deste conteúdo, não deixe de acompanhar nosso portal para mais dicas sobre cuidados ao comprar uma moto usada!

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

5 Cuidados Antes de Comprar uma Moto Usada

publicidade
Ricardo Lins
Formado em jornalismo, Ricardo Lins é especialista em produção de conteúdo automotivo. Com mais de 4 anos de experiência na área, entrega artigos e notícias atualizadas sobre lançamentos e comparativos de motos para o nosso portal de forma confiável e imparcial.