Se você tem uma moto e está pensando em vendê-la, vamos te mostrar as formas de como vender sua moto usada rápido. Nesse sentido, acompanhe como funciona o consórcio, leilão e venda financiada. Veja a seguir como vender sua moto usada rápido!
Como vender sua moto usada rápido
A princípio, o Brasil é um dos países onde há mais venda de motos atualmente. Desse modo, o veículo, que é bastante querido, possui baixo custo, tanto de compra quanto de manutenção, e se torna viável, especialmente para quem usa para trabalhar.
Contudo, é mais comum ainda que, após alguns anos, o piloto queira trocar seu modelo e decida vender sua moto usada. E nada melhor do que fazer isso de forma segura e rápido.
✓ Veja estes posts e fiquei por dentro:
- Como Identificar Problemas da Moto pelo Barulho do Motor
- 3 Cuidados fundamentais para Transferir a Moto
Portanto, preparamos um artigo com dicas de como vender sua moto usada rápido. Para isso, continue acompanhando nosso conteúdo:
Como vender moto no particular?
Antigamente, anunciar e vender um moto era uma tarefa um pouco trabalhosa. Nesse sentido, muitos recorriam aos classificados nos jornais e anúncios na rádio local da cidade.
Porém, a internet e surgimento de diversas plataformas, facilitou muito o processo de vender sua moto usada de forma rápida e segura.
Atualmente, os proprietários podem vender uma moto usada utilizando o Marketplace do Facebook, anunciando no instagram, na plataforma OLX, entre tantas outras disponíveis no mercado.
Contudo, é válido lembrar que você não deve, em hipótese alguma, entregar seu veículo sem ter recebido o valor pela venda. Além disso, faça todos os trâmites legais após o pagamento ter sido efetuado.
A seguir, você confere como vender sua moto usada rápido mesmo ela sendo financiada, leiloada ou de consórcio. Confira:
É possível vender uma moto financiada?
A princípio, ter uma moto financiada, não é empecilho para que você possa vendê-la. Desse modo, sabemos que nem todos podem quitar as parcelas restantes antes de repassar o veículo para o novo proprietário.
Desse modo, existem formas seguras de vender sua moto usada rápido, mesmo ela estando financiada. Em primeiro lugar, você pode transferir o financiamento para o nome do novo proprietário.
De antemão, você pode perder dinheiro. Entretanto, dependendo do quanto, você deve comparar o preço de venda da sua moto usada.
Desse modo, quem for comprar sua moto usada e assumir o financiamento, precisará passar por uma análise de crédito em uma instituição financeira. Esta instituição financeira precisará de dados da moto que está financiada pelo vendedor.
Para isso, o vendedor, no caso você, deverá fornecer um documento com dados do empréstimo, que pode ser obtido pelo app, internet banking, ou na agência bancária.
Então, o comprador deve levar ou apresentar esse documento a uma instituição financeira de sua escolha, juntamente com comprovantes de renda e outros documentos, como CNH, CPF, e comprovante de residência, para realizar uma análise de crédito.
A partir da análise de crédito, o banco ou instituição poderá ou não autorizar o financiamento.
Com a autorização da transferência de financiamento, você vai precisar também dos documentos da motocicleta, com todos os impostos e taxas devidamente pagos.
A seguir, confira como vender sua moto usada rápido em caso de leilão!
Como vender moto usada de leilão
Atualmente, a compra de veículos através de leilão vem crescendo muito aqui no Brasil. Desse modo, os preços acessíveis e a certa facilidade de compra, vem chamando a atenção de compradores para esse tipo de mercado.
Contudo, antes de vender ou comprar a moto usada de leilão, é necessário tomar alguns cuidados. Por exemplo, se informar se é necessário realizar alguma rematrícula no Detran de seu município.
✓ Veja os posts de mais destaque do site:
Além disso, é importante que o dono pague o IPVA do ano em questão e todas as pendências burocráticas que houver sobre a moto que foi arrematada.
Por último, vamos analisar se é possível vender uma moto usada rápido que foi adquirida através de um consórcio. Acompanhe:
Vender moto usada de consórcio
Outra forma muito usada para adquirir veículos, é optar por um consórcio. Nessa modalidade, o interessado vai pagando as parcelas estipuladas no contrato e ao longo dos meses pode ser sorteado com a carta referente ao valor contratado.
Ou ainda, ele pode dar lances para ter a chance de retirar a carta com antecedência.
Contudo, se você foi contemplado em um consórcio de moto, fez a aquisição do veículo, mas ainda está pagando as parcelas mensais correspondentes ao contrato, provavelmente não conseguirá vender e transferir a moto usada.
Desse modo, enquanto o contrato do consórcio estiver em andamento, o bem adquirido funciona como a garantia do pagamento, não podendo ser transferido.
Então, para que o bem possa ser vendido e legalmente transferido a outra pessoa, você terá que transferir também a titularidade do consórcio, para que esse terceiro se responsabilize pelos pagamentos futuros.
Ou seja, é a mesma situação que ocorre quando você vai vender sua moto usada que está financiada.
Se você você gostou deste conteúdo, não deixe de acompanhar nosso portal para mais notícias e dicas de como vender sua moto usada rápido!