Lista de Motos que não Pagarão mais IPVA em 2023: Descubra

O IPVA é um imposto que os proprietários de veículos devem pagar anualmente. Contudo, há uma lista de motos que não pagarão mais IPVA em 2023. Por isso, se você ficou curioso para saber se seu veículo está isento, acompanhe o artigo para conferir a lista de motos que não pagarão mais IPVA em 2023!

publicidade
Lista de Motos que não Pagarão mais IPVA em 2023
Lista de Motos que não Pagarão mais IPVA em 2023

O que é IPVA

A princípio, o IPVA é um imposto obrigatório e que precisa ser pago todos os anos pelos proprietários de veículos. Nesse sentido, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é conduzido pelo Detran de cada região do país.

publicidade

Além disso, o órgão é responsável por definir os prazos para quem optou por efetuar o pagamento na modalidade cota única. Essa é uma maneira em que o contribuinte pode pagar o valor à vista e ter direito a descontos de até 15%.

✓ Veja também:

publicidade
Fonte: Garagem 360

Desse modo, os descontos no IPVA são oferecidos como forma de incentivar os motoristas a quitar a taxa dentro do prazo e não acumular pendências com o Detran de seu município.

Entretanto, algumas pessoas gostam ou precisam fazer o parcelamento do débito. Por isso, existe o calendário que especifica as datas, sem os acréscimos de juros para pagamentos dentro do prazo. Porém, não há desconto nessa modalidade.

publicidade

Então, se o contribuinte optar pelo parcelamento do IPVA em 2023, é importante ressaltar que esse parcelamento pode chegar até 12 vezes. Contudo, há o acréscimo de juros nesse caso.

Lista de Motos que não Pagarão mais IPVA em 2023
Fonte: Gazeta do Povo

Agora que você já sabe o que é o imposto, continue acompanhando nosso artigo para saber a lista de motos que não pagarão mais IPVA em 2023. Acompanhe:

publicidade

Quando o IPVA não é mais cobrado?

Inicialmente, o governo promulgou a resolução que vai reduzir o IPVA de motos que possuem até 170 cilindradas.

Nesse sentido, os donos destas motos passarão a ser isentos do pagamento da taxa em 2023. Contudo, os estados poderão escolher se irão acatar ou não esta decisão.

Fonte: garagem 360
publicidade

Desse modo, a resolução, publicada no Diário Oficial da União, prevê a redução da alíquota de motos que estão equipadas com motores de até 170 cilindradas para 0%. Logo,  “entra em vigor na data de sua publicação, produzindo efeitos a partir de 1º de janeiro do exercício financeiro subsequente”.

Entretanto, é preciso prestar atenção a um detalhe importante: a resolução não é impositiva. Ou seja, todos os estados e o Distrito Federal poderão escolher se acatam ou não esta decisão. 

Lista de motos que não pagarão mais IPVA em 2023
Fonte: Motor1
publicidade

Portanto, é preciso pesquisar muito bem para ter certeza de onde a lei passará a vigorar.

Além disso, vale destacar que o IPVA é um imposto estadual. Logo, 50% fica com o estado e 50% com o município onde o veículo está registrado. A seguir, você confere a lista de motos que não pagarão mais IPVA em 2023. Confira:

✓ Veja mais tópicos importantes:

publicidade

Lista de motos que não pagarão mais IPVA em 2023

Conforme os dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – ABRACICLO,  as vendas de motos com motor até 160 cm³ representam 80,9% de todas vendidas entre os anos de 2015 e 2020.

Fonte: Isto É
publicidade

Atualmente, o mercado tem uma grande variedade de motos que não pagarão mais IPVA em 2023. No caso, são aquelas que possuem até 170 cilindradas. Por exemplo, a Honda CG 160. O modelo possui quatro versões diferentes.

Lista de motos que não pagarão mais IPVA em 2023
Fonte: garagem 360

Além disso, o modelo foi o mais vendido nos últimos meses. Logo, a Honda Biz é outra moto que não pagará mais  IPVA em 2023. Mais um modelo que também possui um bom desempenho nas vendas e dará adeus ao IPVA, é a Yamaha YBR 150.

Fonte: Motonline
publicidade

Por fim, a Fenabrave afirma que mais de 120.869 unidades foram emplacadas no último mês. Ou seja, houve uma redução de 9,37% com relação ao mês de maio.

Lista de motos que não pagarão mais IPVA em 2023
Fonte: Motonline

Agora que você já sabe quais motos não pagarão mais IPVA em 2023, pode conferir se a sua máquina está na lista. Ou ainda, se pretende trocar sua motocicleta, pode tentar adquirir um dos modelos que mencionamos acima.

publicidade
Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Lista de Motos que não Pagarão mais IPVA em 2023: Descubra

Ricardo Lins
Formado em jornalismo, Ricardo Lins é especialista em produção de conteúdo automotivo. Com mais de 4 anos de experiência na área, entrega artigos e notícias atualizadas sobre lançamentos e comparativos de motos para o nosso portal de forma confiável e imparcial.