Você sabe como funciona um leilão de motos? Dá para fazer bons negócios nos estacionamentos por aí? De fato, dá sim para encontrar boas opções. Portanto, para te ajudar, nós separamos um artigo completo sobre leilão de motos; confira!
Como funciona um leilão de motos?
O leilão de motos é feito pelo poder público. Ao longo dos meses, os policiais e os agentes de trânsito apreendem veículos por conta de infrações ou não pagamento de financiamentos.
Desse modo, essas motos ‘tomadas’ por conta de violações às regras de trânsito ou por não pagamento das parcelas são leiloadas. O objetivo é esvaziar as garagens e arrecadar dinheiro para o poder público.
Assim, de tempos em tempos, os órgãos públicos realizam leilões das motos e dos carros apreendidos pelos agentes. No geral, tratam-se de eventos organizados nos locais para reunir os compradores.
O próprio código de trânsito traz a regra sobre o leilão:
O veículo apreendido ou removido a qualquer título e não reclamado por seu proprietário dentro do prazo de sessenta dias, contado da data de recolhimento, será avaliado e levado a leilão, a ser realizado preferencialmente por meio eletrônico.
Os leilões são organizados em algum local pré-estabelecido e com um edital lançado previamente. Cada veículo é exposto com um lance inicial e vendido pelo lance final; é exatamente um leilão nos moldes que conhecemos.
Assim, o comprador que pretende adquirir uma moto por leilão tem que se dirigir ao local na data marcada e participar do processo. Geralmente, esse caminho leva um tempo.
Vale a pena comprar uma moto em leilão?
De fato, comprar uma moto usada tem suas dificuldades em qualquer situação. E no leilão não é diferente, já que o comprador não terá o mesmo tempo para pesquisar tudo sobre o veículo.
Além disso, apesar de as motos passarem por um certo filtro antes da venda, não há muita categorização do produto. Então, a priori, o comprador não sabe muito sobre o histórico recente do veículo.
Porém, comprar uma moto em leilão pode valer a pena. No geral, os preços são muito abaixo da tabela FIPE, e podem render bons negócios para o uso próprio ou para a revenda.
Para isso, você precisa aprender a comprar uma moto por leilão; veja algumas dicas:
Procure um leilão confiável
Nos últimos tempos, sobretudo com a pandemia de Covid-19, muitos leiloeiros começaram a fazer leilões pela internet. Por isso, mais ainda do que nas épocas de eventos presenciais, é preciso ficar de olho para encontrar um vendedor confiável.
Portanto, certifique-se de que o leilão escolhido está de acordo com o Detran e com alguma instituição financeira. Desse modo, é possível se sentir seguro na hora da compra.
Esteja pronto para pesquisar
Em muitos casos, a empresa que realiza o leilão disponibiliza algumas informações básicas sobre a moto. De toda maneira, vale a pena pesquisar a placa para buscar eventuais processos sobre o veículo.
- E para ver todas as novidades em carros do ano, clique aqui.
Avalie o estado da moto
Quando o leilão ocorre pessoalmente, é mais fácil verificar as condições da moto. Assim, o comprador consegue observar itens da carenagem e do motor, ainda que superficialmente.
De fato, não dá para se fazer uma análise profunda, ainda mais com pouco tempo. Porém, uma olhada por cima pode ser eficiente para ao menos buscar problemas mais evidentes.
Fique de olho no preço
O preço da moto é um ponto importante para a compra. Casos muito abaixo da tabela FIPE podem ter muitos problemas, enquanto veículos muito próximos podem não valer tanto a pena.
Dúvidas sobre comprar motos em leilões
Veja algumas respostas sobre dúvidas na hora de comprar motos em leilões:
É legal comprar moto em leilão?
Sim, as motos compradas em leilões autorizados pelo Código de Trânsito Brasileiro estão sob a luz da lei. Desse moto, a compra é totalmente regulamentada pela legislação.
As motos de leilão já estão prontas para uso?
Não exatamente. Há certos casos em que as motos têm problemas mecânicos e legais. Desse modo, pode se fazer necessário levar a moto em uma oficina ou pagar uma série de documentos para a regularização.
Dá para ganhar dinheiro com motos de leilão?
Há profissionais que compram motos em leilão, reformam e vendem com lucro. O negócio funciona para muita gente. De toda maneira, vale a pena se organizar e colocar na ponta do lápis.