Tudo que você precisa saber antes de comprar uma MOTO USADA

Está buscando comprar moto usada e ainda se sente inseguro? De fato, o valor da compra é muito alto, portanto, é normal sentir medo e ficar com o pé atrás. Portanto, para te ajudar, nós separamos dicas fundamentais para comprar moto usada mais tranquilo; confira!

comprar moto usada
Foto: Pixabay Comprar Moto Usada

1- Saiba exatamente o que você quer

Pensar em ‘comprar uma moto’ é muito vago. Para buscar de fato, o comprador precisa definir alguns parâmetros: qual a necessidade? Qual será o uso da moto? A partir disso, é possível definir o modelo.

Junto da escolha do tipo de moto – off-road, street ou adventure, por exemplo -, o comprador deve definir o orçamento para a compra. Afinal, o mercado oferece diversas opções para o mesmo tipo de moto.


2- Pesquise bastante para compar uma moto usada

Por mais que o comprador tenha certa pressa para comprar a moto, o ideal é não se deixar levar pela correria. Portanto, o ideal mesmo é pesquisar bastante até encontrar o modelo correto.

comprar moto usada
Foto: Divulgação

Sendo assim, por mais que o primeiro link ou a primeira moto nos classificados para a escolha correta, vale a pena pesquisar mais um pouco. Porém, é preciso ter o feeling para não exceder no tempo e ter capacidade de escolha.


3- Compare as opções

O ideal mesmo é definir duas ou três opções e fazer comparações. Nesse sentido, vale a pena anotar os principais elementos de decisão, como preço, estado da moto, marca e condições de pagamento.

Dessa maneira, o comprador que está para decidir entre a 300cc da Yamaha ou da Honda pode fazer uma melhor escolha listando elementos como potência, prazos de pagamento e acabamento.


4- Verifique a tabela FIPE

A Tabela FIPE é um apoio importante para analisar a proposta de compra, já que dá um parâmetro do preço real da moto. Valores muito acima e muito abaixo são estranhos; então fique de olho!

Foto: Divulgação

5- Investigue a veracidade do anúncio

Ao escolher o anúncio – seja on-line ou seja pessoalmente -, o comprador precisa investigar a veracidade do produto e do vendedor. Em loja física é mais fácil, mas ainda que pela internet é possível pesquisar o nome do negociante e verificar se há processos ou fraudes com os dados.


6- Siga firme na escolha da moto usada

Definir uma moto e ficar se preocupando com outros tantos anúncios não é o melhor caminho. Tome a decisão e só mude-a se de fato chegar uma possibilidade muito acima ou se tiver algum problema com o produto definido.

Entenda que a moto é uma compra de valor alto, então é normal ficar um tanto quanto inseguro. Porém, é importante estar consciente da decisão e buscar a compra da melhor maneira possível.


7- Verifique o estado da moto usada antes de comprar

Com tudo encaminhado para a compra, é preciso ter calma para analisar a moto. Alguns itens visuais como carenagem, banco e pneus são facilmente detectáveis à primeira vista.

Foto: Divulgação

Porém, outros fundamentos da saúde do motor e da parte elétrica são mais delicados. O ideal mesmo é levar a um mecânico de confiança e pedir uma análise completa do estado de cada parte.


8- Verifique a documentação

Se estiver tudo ok com a moto, vale a pena investigar a documentação. Entenda que atrasos e multas podem complicar muito a vida de quem comprar a nova moto. Por isso, é preciso checar tudo antes!

Por mais que alguns preços assustem logo de cara, vale a pena pagar taxas que deixem o processo mais tranquilo. Sendo assim, o auxílio de um despachante ou representante legal pode se fazer necessário.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Ricardo Lins
Formado em jornalismo, Ricardo Lins é especialista em produção de conteúdo automotivo. Com mais de 4 anos de experiência na área, entrega artigos e notícias atualizadas sobre lançamentos e comparativos de motos para o nosso portal de forma confiável e imparcial.