O mercado entrega diferentes tipos de motos para todos os gostos e necessidades. Porém, você sabe exatamente o que separa cada tipo de moto? Confira uma explicação completa!
O que diferencia os tipos de motos?
O tipo da moto está impresso em toda a concepção do veículo. Por isso, cada modelo conta com uma construção específica que procura atingir os fins da moto, como rodar bem no off-road e entregar uma performance firme e segura nas estradas.
Portanto, os formatos da carenagem e do quadro são os atributos que mais diferenciam as motos, afinal, um veículo preparado para a terra precisa de uma construção diferentes da supernaked para rodar nas cidades. Assim, o design modifica-se totalmente de uma moto para outra.
O posicionamento do guidão e do banco também se diferencia de uma moto para outro, visto que pode entregar mais ou menos conforto para o tráfego. A motorização também muda muito de uma moto para outra, ainda mais quando se concentra em performance.
Além disso, a configuração de acessórios também traz impressas as características e objetivos da moto. Dessa maneira, proteções de carenagem, luzes de freio e outros atributos fazem parte da estilização de cada um dos veículos.
Conheça os principais tipos de moto
Veja os principais tipos de motos disponíveis no mercado brasileiro:
1. Motos esportivas
A configuração das motos esportivas precisam entregar performance e velocidade. Por isso, os motores são fortes de alta cilindrada e potência máxima, trazendo muita tecnologia para a gestão de torque e de potencialização. O design aerodinâmico precisa contar com suspensões bem rígidas.
Em termos de pilotagem, as motos esportivas costumam oferecer uma postura mais inclinada à frente, o que pode ser desconfortável em longas distâncias. Além disso, esse tipo de moto costuma contar com muita tecnologia de assistentes de curvas e de frenagem.
2. Motos de big trail
As motos de turismo, big trail ou apenas trail são construídas para percorrer longas estradas, com foco total em uma pilotagem confortável com assento macio e posicionamento do guidão para retirar a sensação de desgaste dos braços.
Em geral, os motores da moto de turismo também são potentes, mas entregam menos cavalos, visto que o foco é funcionar bem ao longo prazo. Esse tipo de moto também é conhecido pelo tanque com muita autonomia de combustível e pelos acessórios de proteção à carenagem e ao próprio piloto.
3. Motos off-road
As motos do tipo off-road são construídas para trafegar em terrenos acidentados, como estradas de terra, grama e montanhas, tanto em situações de competição quanto para o amadorismo. Nesse sentido, conta com uma carenagem bem mais alta e suspensões de curso longo.
Em termos de motorização, as motos off-road oferecem motores com propulsão de arranque, sem tanto foco na velocidade, mas sim na entrega rápida de potência para sair de situações complicadas. É comum que as motos de off-road não contem com luzes e acessórios para rodar nas cidades ou nas estradas.
E para ver todas as novidades em motos do ano, clique aqui.
Já as motos enduro são um tipo de off-road que consegue andar nas estradas. Nesse sentido, apresentam iluminação completa, retrovisores, indicadores e espelhos, funcionando de maneira legalizada para trafegar nas cidades em ambientes urbanos.
4. Motos adventure
As motos de aventura misturam elementos de off-road com turismo, também conhecidas como dual-sport. Nesse sentido, a construção traz uma carenagem um pouco mais alta que o trail, mas com uma configuração de conforto com assento macio.
Nesse sentido, as motos adventure também contam com tanque com grande autonomia de combustível, malas e bagageiros e protetores como aquecedor de manopla.
5. Motos naked
As motos naked, urbano ou street trazem menos proteção ao motor, com a característica de expor a motorização com linhas simples e robustez. No geral, são motos construídas para rodar nas cidades, com uma grande variação do número de cilindradas.
6. Motos custom
As motos customizadas são personalizadas de acordo com o gosto do proprietário, podendo ser uma produção sob demanda. Porém, o estilo ainda é vendido em sério, como o caso da Harley-Davidson, conhecida por entregar uma configuração custom.
7. Motos scooter
As motos scooter são bem diferentes dos outros tipos, trazendo uma construção bem mais simples e com a configuração urbana. Nesse sentido, atualmente há uma grande variação, visto que as scooters já trazem elementos tecnológicos e de segurança.