Revisão de Moto: Saiba Quando fazer e os principais Itens para Verificar

A revisão de moto é muito importante para a segurança e para o funcionamento do veículo no dia a dia. Portanto, você precisa se preparar para tal momento e se organizar. Para te ajudar, nós separamos algumas dicas para fazer sua revisão de moto; confira!

revisão de moto
Foto: Freepik Revisão de Moto

Quando fazer uma revisão completa da moto?

Em primeiro lugar, o próprio manual da moto pode indicar o período de revisão. A Honda, por exemplo, sugere que o motociclista faça a revisão a cada 6 mil quilômetros ou a cada seis meses.

E, no geral, esse é o período mais indicado pelos fabricantes: de 6 a 10 mil quilômetros ou a cada seis meses. No mínimo, a revisão deve ser feita pelo menos uma vez no ano, menos que isso fica complicado.

1- Observe sempre a sua moto

O próprio motociclista pode ficar de olho em alguns itens básicos da moto, como anotar o consumo de combustível e se atentar a detalhes do barulho do veículo. Apesar de não precisar entender de mecânica e eletrônica, vale a pena aprender um pouquinho para conhecer a própria moto.

Foto: Freepik

Além disso, qualquer sinal incomum na moto pode requerer uma revisão. Barulhos estranhos, elevação brusca dos gastos com combustível e dificuldade nas trocas de marcha são alguns dos ‘sintomas’ de uma moto que pede a revisão mais rápida.

2- Planeje a revisão de moto

Dessa maneira, vale a pena então planejar a revisão completa da moto para cada 6 ou 10 mil quilômetros ou pelo menos uma vez ao ano. 

Durante algum tempo, as motos 0km oferecem revisões gratuitas. Porém, de toda maneira, vale a pena separar algum dinheiro para o trabalho.

O que não vale a pena é não escolher um bom profissional. Entenda que a revisão completa precisa ser feita por profissionais especializados e autorizados, por mais que o preço seja mais elevado.


Como é feita a revisão completa da moto?

A revisão da moto é feita por profissionais especializados em mecânica e eletrônica. Por sua vez, o mecânico irá revisar uma série de itens; como:

revisão de moto
Foto: Pixabay

1- Sistema elétrico

O sistema elétrico da moto compreende os itens alimentados pela bateria elétrica, como luzes de freio, buzina, setas e farol. É muito importante deixar essa parte sempre em pleno funcionamento, visto que o contrário pode dar multas.

2- Carburador

O carburador é responsável por uma série de trocas de calor que mantém o funcionamento de partes vitais da moto. Dessa maneira, a má manutenção do item pode dar sérios problemas para o veículo.

Os modelos mais modernos já não contam mais com carburadores. Porém, as motos mais antigas pedem uma manutenção mais de perto, inclusive com a troca dos itens de tempos em tempos.

3- Freios

A revisão dos freios é fundamental, afinal, se tem algo que não pode deixar de funcionar quando se precisa é freio! Dessa maneira, vale uma revisão completa do sistema de freios.

A revisão é feita com a troca dos olhos dos freios, mantendo o sistema bem ordenado. Além disso, pode haver a troca de peças, como pistões, pastilhas e fios para o bom funcionamento.

4- Pneus

A troca de pneus não é feita apenas quando há o furo de algum deles. De toda maneira, vale a pena ficar de olho constantemente nas rodas e nos pneus da motocicleta.

revisão de moto
Foto: Pixabay

5- Sistema de correntes

A revisão completa da moto passa pela manutenção dos sistemas de correntes e embreagem. Há folgas máximas que podem ser toleradas, mas em alguns momentos também é preciso trocar peças.

6- Óleo do motor

É muito importante revisar o óleo do motor, já que é o responsável direto pela lubrificação do motor. Como é muito difícil realizar a manutenção direta em um líquido, sempre há a troca do óleo do motor, algo fundamental para o bom funcionamento da moto.


Como manter a moto após a revisão?

Após a moto sair da oficina mecânica, ela está a pleno funcionamento para o uso. Porém, isso não quer dizer que o motociclista deve ficar totalmente despreocupado com o veículo.

Desse modo, mesmo que tenha acabado de fazer a revisão, vale a pena cuidar da moto ao longo dos dias.

Por fim, fique de olho em toda a estrutura e procure reconhecer qualquer problema evidente.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Ricardo Lins
Formado em jornalismo, Ricardo Lins é especialista em produção de conteúdo automotivo. Com mais de 4 anos de experiência na área, entrega artigos e notícias atualizadas sobre lançamentos e comparativos de motos para o nosso portal de forma confiável e imparcial.