Pode Lavar a Moto com Sabão em Pó? Veja as Consequências

Se você gosta de lavar seu veículo em casa, saiba que é necessário tomar certos cuidados. Hoje vamos falar se pode lavar a moto com sabão em pó e quais as consequências de usar os produtos incorretos, além dos danos. Confira aqui se pode lavar a moto com sabão em pó.

publicidade
Pode Lavar a Moto com Sabão em Pó
Pode Lavar a Moto com Sabão em Pó

Pode lavar a moto com sabão em pó?

A princípio, muitas pessoas se baseiam nas dicas de internet e comentários de outros para aplicar em seu dia a dia.

publicidade

Nesse sentido, as redes sociais estão repletas de dicas de faça você mesmo, como limpar sua casa e até, como lavar seu veículo com produtos de uso doméstico.

Desse modo, é muito comum que os donos de carros e motos optem por lavar seus veículos em casa, evitando o deslocamento até os lava-rápidos e também o gasto com o serviço.

✓ Veja também:

publicidade
Fonte: Tecnotícias

Contudo, não é raro vermos casos em que muitos acabam utilizando produtos convencionais para deixar seus veículos limpos e com aparência impecável. Um deles é o sabão em pó, que normalmente é usado para lavar as roupas.

publicidade
Pode Lavar a Moto com Sabão em Pó
Fonte: Dicas automotivas

Porém, pode lavar moto com sabão em pó? É sobre esse entre outros produtos que prejudicam sua máquina que falaremos neste artigo. Acompanhe:


Por que não usar sabão em pó na moto?

Se você tem o hábito de lavar sua própria moto, com certeza já usou ou pensou em usar sabão em pó ou detergente para fazer as lavagens. Nesse sentido, diversas pessoas acreditam que pode lavar moto com sabão em pó ou detergente.

publicidade
Fonte: WS Motos

Porém, esse tipo de produto pode causar muitos danos na lataria do veículo. Isso porque os produtos são muito agressivos. Logo, eles causam desgaste na cera protetora da pintura com o passar do tempo.

Ou seja, sua moto fica suscetível a ter arranhões, riscos e pintura desbotada. Portanto, evite usar sabão em pó nas lavagens.

publicidade

✓ Veja mais novidades para este ano:


Quais partes da moto não podem ser molhadas

Outro aspecto que os donos de motocicletas precisam considerar é quais partes do veículo podem ser lavadas.

publicidade

Nesse sentido, especialistas da Honda alertam que faróis, pisca e o painel, apesar de serem projetados para não absorver água, devem ter o mínimo de contato com o líquido.

Pode Lavar a Moto com Sabão em Pó
Fonte: Treinos e Hipertrofia

Além disso, toda parte elétrica e eletrônica da moto também não deve ser exposta a água. Então, além de evitar lavar moto com sabão em pó, é importante não jogar água em algumas partes do veículo.

publicidade

É possível lavar a moto com querosene?

Com certeza você já deve ter escutado que é possível usar querosene para lavar moto. Nesse sentido, saiba que você pode sim usar o produto como parte da limpeza das partes baixas de sua moto.

Então, para remover manchas de piche ou asfalto, este tipo de sujeira pulverize querosene e use um pincel ou chumaço de estopa. Entretanto, tome cuidado para não aplicar querosene nas partes de borracha e nos freios.

Fonte: Eriton Motos
publicidade

Além da querosene, você também pode utilizar um sabão neutro para lavar sua máquina. Isso porque os sabões neutros não contém os mesmos abrasivos que outros produtos.

Entretanto, lembre-se se enxaguar bem o local para que não surjam manchas ou que a pintura seja desbotada.


Quais produtos usar para lavar a moto

Agora que você já sabe que não pode lavar moto com sabão em pó, detergentes ou outros produtos abrasivos, vamos listar alguns dos itens que você deve utilizar para garantir a limpeza e conservação de sua moto. Confira:

  • Mangueira e balde;
  • Shampoo específico para motos;
  • Luva de microfibra;
  • Esponja macia para lavar as rodas;
  • Lubrificante específico;
  • Panos macios.
publicidade
Pode Lavar a Moto com Sabão em Pó
Fonte: MotoMais

Assim, com o uso destes itens e os produtos de lavagem corretos, você garante a limpeza e conservação de sua moto, evitando o desgaste da pintura e até riscos na lataria.


Produtos para não utilizar na lavagem

Agora que você já sabe o que usar para lavar sua motocicleta, vamos falar sobre quais produtos você deve evitar usar nesse processo.

Fonte: WD-40
publicidade

Como já mencionamos, não pode lavar moto com sabão em pó e detergente. Além desses, evite usar:

  • Diesel;
  • Sabonete;
  • Solventes;
  • Abrasivos;
  • Esponjas ásperas.
Pode Lavar a Moto com Sabão em Pó
Fonte: Vecteezy

Por fim, continue acompanhando nosso portal para mais dicas e conteúdos sobre como lavar sua moto!

publicidade

https://youtu.be/OmhAzE8XmCM

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Pode Lavar a Moto com Sabão em Pó? Veja as Consequências

Ricardo Lins
Formado em jornalismo, Ricardo Lins é especialista em produção de conteúdo automotivo. Com mais de 4 anos de experiência na área, entrega artigos e notícias atualizadas sobre lançamentos e comparativos de motos para o nosso portal de forma confiável e imparcial.