Moto Elétrica para Trabalhar: Preço, Autonomia, Marca e Dicas

Você está procurando moto elétrica para trabalhar? Cada vez mais a tecnologia dos motores elétricos estão chegando no Brasil, também para quem busca uma moto para fins profissionais. Para te ajudar, separamos algumas dicas para escolher moto elétrica para trabalhar; confira!

Foto: Divulgação

A nova onda das motos elétricas

As motos elétricas são veículos que contam com motores, como dizem o próprio nome, elétricos. Nesse sentido, a motorização é feita por energia elétrica e não pela combustão de combustíveis fósseis.

moto elétrica para trabalhar
Foto: Divulgação

Dessa maneira, enquanto as motocicletas à combustão são alimentadas por etanol ou gasolina, as motos elétricas são carregadas na tomada. Isso porque contam com uma bateria recarregável que funciona como o motor para o conjunto todo.

moto elétrica para trabalhar
Foto: Divulgação

Vale a pena comprar moto elétrica para trabalhar?

Em teoria, as motos elétricas são muito boas para o trabalho no dia a dia. Afinal, o combustível fóssil está cada vez mais caro para os motoristas. Porém, a grande questão é que o Brasil ainda não tem muitas opções de veículos para os trabalhadores.

moto elétrica para trabalhar
Foto: Divulgação Voltz

Nos últimos anos, as marcas internacionais ainda não começaram a investir tanto assim no mercado de elétricas no país. A maior parte das motos já existentes são pequenas e feitas sob demanda.

Porém, o país já conta com alguns exemplos a preços acessíveis; confira exemplos:

1- Shineray SHE-S

A Shineray SHE-S é um modelo de moto elétrica da marca chinesa que traz um veículo competente para o trabalho. Disponível no Brasil, as últimas versões da moto estão na casa dos R$20 mil. 

moto elétrica para trabalhar
Foto: Divulgação Shineray

O motor é elétrico indutivo brushless de 3000W de potência. A bateria é de lítio removível com capacidade de 72V e 35Ah. O tempo de carga completa é de 3 a 3 horas e meia.

A autonomia da bateria é de até 80km, uma quantidade suficiente para o trabalho na cidade. A moto atinge uma velocidade máxima de 90km/h e pode carregar até 150kg somando a carga do piloto e dos itens.

  • E para ver todas as novidades em motos do ano, clique aqui.

2- Voltz EVS Work

A Voltz é uma marca brasileira que investe na produção de veículos elétricos. O Votlz EVS Work é o modelo voltado para o dia a dia de trabalho nas cidades, contando com a estrutura para tal.

moto elétrica para trabalhar
Foto: Divulgação Voltz

A moto foi lançada em parceria com o iFood, inicialmente apenas para os funcionários da empresa de alimentação. A priori, os valores estariam na casa dos 12 mil reais.

A Voltz promete que a EVS Work economize até 80% em relação à uma moto de combustão. A autonomia ainda não é das maiores, mas a empresa pretende instalar postos de recarga no país.

3- GWS Motos Elétricas

A GWS Motos Elétricas é uma empresa paulista que trabalha exclusivamente com a montagem de motos elétricas.

A KW2000DL é a scooter mais indicada da marca para o dia a dia de trabalho. A potência total é de 3000W e a moto tem uma autonomia de 75km com uma bateria e 150km com duas baterias.

Foto: Divulgação

O preço mínimo com uma bateria na versão 2022 está na cada dos 22 mil reais. Enquanto isso, a versão de 2 baterias custará 28 mil.

4- Voltz EVS

A Voltz EVS é uma moto já existente no mercado nacional que apresenta uma moto muito tecnológica. O motor é potente, atingindo 7000W em picos máximos, mas com uma capacidade média de 3000W.

A bateria é de lítio e a Voltz oferece a possibilidade de contar com uma ou duas unidades. Com uma bateria, são 120km de autonomia, enquanto com 2, a moto consegue andar 180km.

Foto: Divulgação

A moto é bem veloz e atinge os 120km/h. Além disso, é bastante conectada, já que conta com tela digital e é totalmente acessível pelo celular para GPS e ligações. O preço inicial da moto é de 20 mil reais. 


O que esperar para os próximos anos?

A tendência é de que nos próximos anos as motos elétricas ganhem mais espaço no Brasil. As montadoras nacionais têm oferecido boas opções, enquanto as internacionais devem chegar em breve.

Foto: Reprodução

Portanto, nos próximos anos, quem pretende comprar uma moto para trabalhar já pode começar a pensar nos modelos elétricos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 34

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Ricardo Lins
Formado em jornalismo, Ricardo Lins é especialista em produção de conteúdo automotivo. Com mais de 4 anos de experiência na área, entrega artigos e notícias atualizadas sobre lançamentos e comparativos de motos para o nosso portal de forma confiável e imparcial.