Início » ESTA moto elétrica precisa da ajuda do Brasil para bater incríveis 402 km/h; saiba detalhes
ESTA moto elétrica precisa da ajuda do Brasil para bater incríveis 402 km/h; saiba detalhes
Ricardo Lins em 30 de março de 2025, às 18:35
A moto Lighting Tachyon Nb conseguiu trazer um grande avanço: a moto elétrica chega a 402 km/h, o que é impressionante segundo especialistas. Portanto, confira todas as informações sobre moto elétrica chega a 402 km/h.
moto elétrica chega a 402 km/h. Foto: Portal Terra/Reprodução.
Lighting Tachyon Nb
A iniciativa para criação foi da Lighting Motorcycles, que veio com o projeto para o Brasil. O objetivo, então, foi criar uma versão modificada, para incentivar a indústria do transporte elétrico.
Esta moto elétrica contou com um desenvolvimento supreendente. Foto: Adventure Rider/Reprodução.
O projeto teve como meta, também, provar que o transporte elétrico para motocicletas pode ir além. Ou seja, o resultado mostra motos alternativas, além das scooters.
O que se destaca nesse novo veículo, na verdade, é a participação da produtora brasileira de nióbio, a CBMM.
A CBMM, empresa com sede em Minas Gerais, fez parte do projeto. Além disso, a empresa garantiu que a velocidade fosse o destaque.
Foto: Motoo/Reprodução.
Daniel Wright, engenheiro da CBMM e responsável pelo desenvolvimento do projeto, forneceu uma explicação para o motivo do uso substancial de nióbio em entrevista ao site NewAtlas: “para um melhor desempenho em altas temperaturas, vários componentes de nióbio foram empregadas no carregador de bordo.
O que mais se destaca, porém, é o aspecto aerodinâmico da nova motocicleta. Quando se fala no seu projeto, a própria carenagem mostra um avanço enorme, em relação a outros veículos elétricos.
Foto: Motoo/Reprodução.
A ideia de construir é motocicletas que venham acompanhadas de projetos de outras empresas. O caso da Lighting Tachyon Nb veio junto com a Corbin.
A empresa, inclusive, foi a responsável por colocar fibra de carbono na carenagem. Portanto, o resultado final ficou muito mais sofisticado.
Esta moto elétrica conta com aparatos tecnólogicos avançados
Para falar além da carenagem, os pesquisadores e desenvolvedores da Tachyon Nb, pensaram em criar um para-brisas coerente com o projeto.
O grande avanço para chegar ao resultado final foi o uso do nióbio. Essa moto elétrica, então, chegou a ser pensada com o material.
A realização, ainda, priorizou o uso de um projeto leve, que fosse apropriada a altas velocidades. Ademais, a sua bateria possui uma grande densidade.
Foto: Solo Moto/Reprodução.
Detlahes da moto elétrica que chega a 402 km/h
Podemos começar falando do desempenho em altas temperatura, graças às aplicações de metal.
O chassi, que contou com o conhecimento avançado da CBMM, teve um desenvolvimento cuidadoso.
Ademais, a implementação dos discos de freio moderno garantiu a robustez necessária do produto final.
Foto: Carros Com Camanzi/Reprodução.
Para se tornar a moto mais rápida do mundo, ela vai precisar superar a Voxan Wattman. Em novembro de 2021, atingiu 456 km/h com o piloto Max Biaggi. A Lightning produz o modelo em série LS-218, que é a moto comercial mais rápida do mundo. Com motor elétrico de 200 cv, tem velocidade máxima de 218 milhas por hora, ou 350,2 km/h. Ela custa US$ 38 mil nos Estados Unidos.
Você sabe o motivo do uso da bateria com nióbio? Há uma grande vantagem no uso dessa tecnologia, segundo os especialistas que fizeram parte do projeto. A Lighting Tachyon Nb foi o resultado disso.
As baterias convencionais, na verdade, não seriam capazes de entregar o mesmo sucesso que foi alcançado com o nióbio. Por isso, a Tachyon Nb teve êxito.
Foto: Moto1Pro/Reprodução.
A densidade de energia é o que mais se sobressai em relação ao padrão já tentado para outras baterias.
Assim, a nova moto se consagrou por conseguir entregar um ótimo desempenho, dada a sua tecnologia avançada. Agora, vamos ver algumas curiosidades a respeito da moto com nióbio:
A palavra ‘Tachyon’ tem uma origem curiosa. O nome é advindo de uma hipótese de cientistas, que pensaram em uma particula que fosse capaz de ir além da velocidade da luz.
‘Nb’ remete ao símbolo usado para se falar de Nióbio na química. Tão importante no projeto, ela foi incluída no nome da moto.
O planejamento no futuro conta com vários testes: um deles será ver a velocidade da moto no deserto de sal em Benneville.
Gostou do conteúdo? Em breve, teremos mais novidades sobre a Lighting Tachyon Nb. Fique atento.
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.