A habilitação de moto é o documento que o cidadão precisa para trafegar com o veículo em todo o território nacional. Para te ajudar a se planejar para algo tão importante, separamos uma explicação completa sobre o processo para tirar habilitação de moto; confira!
Quem pode tirar CNH no Brasil?
A Carteira Nacional de Habilitação é o documento necessário para conduzir veículos no Brasil. Porém, para solicitar o documento, é preciso cumprir alguns pré-requisitos. Primeiro, a CNH só é válida para maiores de 18 anos, a idade mínima para solicitar o documento.
O Código de Trânsito Brasileiro também exige que o cidadão saiba ler e escrever, visto que enfrentará provas durante o processo. Além disso, é preciso apresentar outros documentos como CPF válido, comprovativo de residência e documento de identidade.
Como solicitar a primeira CNH de moto?
Em primeiro lugar, a legislação de preços e de regulamentação depende do Detran de cada estado. Portanto, os valores das inscrições variam bastante de uma região para outra no Brasil. Porém, os processos são os mesmos.
A habilitação de moto é a CNH Tipo A, e para dar início ao processo, é preciso solicitar em uma autoescola autorizada. O cidadão será encaminhado para os exames médicos e psicológicos, o chamado psicotécnico, com taxas entre 200 e 400 reais no Brasil.
Motos para Iniciantes
Modelos para Habilitados em 2023
Processos para tirar a CNH de moto
Após a aprovação no psicotécnico e no exame de vista, a pessoa pode iniciar o curso teórico. O curso teórico, para moto e para carro, tem a exigência de 45 horas/aula. O preço vai variar de acordo com cada autoescola das cidades brasileiras.
Com o término das 45 horas de aula, o cidadão pode fazer a prova escrita, com a taxa de 40 a 100 reais. Caso acerte as questões solicitadas, está aprovado para as aulas práticas. Se houver reprovação, é preciso pagar a taxa novamente até ser aprovado.
O curso prático se trata de aprender a dirigir a moto, com o mínimo de 20 horas/aula para solicitar a prova prática. A taxa do exame também tem o preço médio entre 40 e 100 reais. Caso haja reprovação, é preciso pagar novamente a taxa e pelo menos mais 5 horas/aula.
Porém, caso o condutor seja aprovado, já pode receber a CNH provisória. Nesse sentido, a taxa é de 120 a 200 reais para a impressão e envio do documento. Vale ressaltar que o cidadão também poderá portar, posteriormente, a versão digital da CNH Tipo A.
Qual o preço total?
De fato, o preço final da CNH Tipo A depende muito do estado, da cidade e da própria autoescola. Em média, o preço da carteira de moto é bem menor do que de carro, visto que as aulas do curso teórico são mais baratas.
Em cidades como São Paulo, por exemplo, o preço total de uma carteira tipo A para motos está na faixa dos 2 a 3 mil reais. Por sua vez, em cidades menores, o preço pode ser mais baixo.
Dicas para tirar a primeira CNH
Veja algumas dicas para evitar dores de cabeça ao tirar a CNH de moto:
1. Pesquise bastante
Como o preço varia bastante de uma autoescola para outra, vale a pena pesquisar bem, inclusive considerando tirar a carteira em outra cidade próxima. Além disso, você poderá utilizar os orçamentos diferentes para fazer outras propostas nas próprias autoescolas.
Veja também: 3 Cuidados fundamentais para Transferir a Moto
2. Verifique a reputação da autoescola
Para tudo dar certo, a autoescola precisa ser de boa procedência. Pense que preços muito baratos podem ser estranhos. Por isso, pesquise bastante sobre a reputação da autoescola no mercado, inclusive procurando avaliações de ex-alunos.
3. Planeje-se para tirar a CNH
O processo para tirar a CNH leva um bom tempo, visto que é preciso se dedicar ao processo. Por isso, planeje-se para fazê-lo em um momento condizente com a vida, evitando perder prazos e gastar mais.