Ainda vale a pena fazer financiamento de moto em 2023? A pergunta é frequente e a resposta é mais completa. Por isso, nós separamos uma análise completa sobre financiamento de moto 2023 e as melhores condições; confira!
O que é o financiamento de moto?
O financiamento de moto trata-se de um empréstimo concedido por um banco ou por uma instituição financeira para a compra do veículo de duas rodas. Por meio disso, o cidadão solicita o valor de crédito e realiza a compra à vista na concessionária.
Dessa maneira, o financiamento trata-se de uma concessão de crédito para o cidadão. Por isso, envolve todos os processos de aprovação, retirada de dinheiro e incisão de juros. A pessoa que busca um financiamento precisa estar disposta a assumir uma dívida com as instituições financeiras.
O financiamento pode ser utilizado para comprar moto nova ou usada. Além disso, é possível financiar valores integrais ou parciais, já que o comprador pode dar uma entrada e dividir o restante.
- E para ver todas as novidades em carros do ano, clique aqui.
Opções de financiamento
Atualmente, o comprador tem algumas opções de financiamento, já que instituições bancárias e as próprias concessionárias oferecem planos para financiar os veículos.
Bancos tradicionais
Os bancos tradicionais no mercado brasileiro, como Itaú, Santander, Bradesco e Banco do Brasil oferecem opções de financiamento. As condições são muito variáveis e cada instituição bancária tem sua própria configuração para atrair o consumidor.
O Banco do Brasil oferece 60 dias para o primeiro pagamento e até 36 parcelas fixas. A Caixa Econômica tem juros próximos de 1.50% e aceita até 60 meses de pagamento. Já o Santander oferece 100% do preço da moto em financiamento e até 48 meses para pagar.
Empresas de crédito
Há outras instituições financeiras que realizam o financiamento de motos, como empresas de crédito consignado e até locadoras de veículos. As condições também são bem diferentes de acordo com cada empresa.
Concessionárias
As próprias montadoras de moto oferecem planos de financiamento. A Honda, por exemplo, conta com diferentes condições de 24 a 36 vezes. No geral, o comprador pode optar por dar uma entrada ou até financiar 100%. A mesma regra vale também para motos usadas.
A Yamaha também conta com suas próprias condições de financiamento. No geral, também são 24 ou 36 vezes para o pagamento, além dos valores de entrada de acordo com cada moto. Outras montadoras internacionais também podem contar com os próprios sistemas de financiamento.
Como solicitar o financiamento?
Para buscar o financiamento, primeiro o comprador precisa escolher a moto. A partir disso, terá as opções de procurar um banco ou a própria marca. A escolha do meio de financiamento vai a cargo da própria pessoa, que precisa comparar as condições de acordo com o orçamento.
Como se trata de um crédito, a instituição deve checar a documentação do comprador. Por isso, quem está com o nome negativado pode não conseguir o financiamento. Além disso, qualquer outra irregularidade com os documentos pode barrar a liberação do dinheiro.
Caso o cidadão esteja mesmo sem crédito, precisará procurar um empréstimo para negativado. O financiamento é concedido apenas para quem reúne as condições para dar garantias à instituição bancária, seja ela um banco nacional ou seja a própria marca.
Vale ressaltar que todo esse processo leva tempo. O banco precisa aprovar, fechar o contrato e assim liberar o dinheiro. No geral, o valor da moto é depositado diretamente na conta da loja vendedora. De toda maneira, pode não ser tão rápido quanto se espera.
Ainda vale a pena o financiamento de moto em 2023?
A resposta é: depende. De fato, o financiamento traz juros e pode aumentar muito o preço pago por uma moto, para muito além do valor inicial fixo. Sendo assim, financeiramente em termos de valores, o financiamento pode parecer não valer a pena quando se coloca as contas no papel.
Por outro lado, o financiamento é uma boa saída para quem não tem o dinheiro e precisa da moto. Juntar os valores para comprar à vista pode demorar muito para quem tem a necessidade de utilizar o veículo. Portanto, nesses casos, vale a pena encontrar as melhores condições e comprar a moto.
Dicas para fazer um financiamento de moto em 2023
Veja algumas dicas para realizar um financiamento de moto em 2023:
Pesquise bastante
Há muitas opções no mercado. Por isso, é fundamental que o comprador pesquise bastante. Os próprios bancos e instituições oferecem simulações de financiamento para dar exatamente as condições de valores e juros.
Planeje-se bem
O financiamento dá a moto no momento, mas traz juros bem altos. Por isso, precisa se planejar financeiramente para arcar com os custos nos próximos meses. É necessário que tudo caiba no bolso.
Atente-se aos golpes
Condições muito baratas podem parecer suspeitas. Portanto, é preciso procurar uma empresa confiável e ficar por dentro da reputação da marca. Por mais que haja valores um pouco mais altos, banco e instituições grandes são bem mais seguras.