A nova CBR 1000RR-R Fireblade SP 2023 é mais uma versão da renovada superesportiva da Honda, concebida totalmente para trazer às cidades a força das pistas. Para entender mais sobre o modelo, nós separamos uma explicação completa das características da CBR 1000RR-R Fireblade SP 2023; confira!
Conheça a CBR 1000RR-R Fireblade SP 2023
A CBR 1000RR-R Fireblade SP 2023é conhecida como a ‘primeira triple R’ da Honda, trazendo a marca das superesportivas da montadora. O conceito da moto deriva das RC213V do Moto-GP competitivo.
Para a maior esportiva da Honda, a empresa fez algumas alterações no sistema de admissão e escape, o que melhorou (e muito) a capacidade de aceleração na saída de curvas.
Além disso, a japonesa também trouxe um novo desenho interno na caixa do filtro de ar, dando maior sensibilidade para o piloto no acionamento do acelerador. O controle de tração (HSTC – Honda Selectable Torque Control) e o sistema de Quickshifter também receberam novas configurações.
O novo modelo de 2023 traz um motor 4 tempos DOHC de 4 cilindros e 1000c. A potência máxima é de 216,2cv a 14.500 rpm e um torque máximo de 11,5 kgfm a 12.500 rpm.
Para aproveitar toda a força do motor, a CBR conta com o uso de componentes leves com mesmo diâmetro e curso para manter o mesmo tamanho do motor e conservar a aerodinâmica.
A Honda conta com um sistema de refrigeração bypass que resfria de maneira distinta as partes superior e inferior do motor, permitindo uma maior circulação dentro dos espaços.
A nova CBR 1000RR-R SP 2023 recebeu também duas novas roupagens especiais: a “Grand Prix Red”, com esquema de cor e grafismos inspirados nas máquinas do Mundial de Superbike pela equipe HRC.
Em seguida, temos a roupagem “30th Anniversary Edition”, uma homenagem à 1ª Fireblade de 1992. Para esta edição, a moto vem numerada e com selo comemorativo aplicado no tanque, chave, painel e escapamento.
Segurança e conforto
Um dos principais focos de uma moto superesportiva como a CBR 1000RR-R é a ‘colagem’ do piloto junto ao corpo do veículo. Isso é fundamental para a aerodinâmica da pilotagem.
Nesse sentido, a carenagem traz novas aletas laterais, o que minimiza a resistência do ar e torna a pegada mais agressiva. Além disso, evita a perda de aderência da roda dianteira.
Em termos de segurança, a nova CBR traz um sistema de freios Brembo com disco duplo flutuante. O Corning ABS controla as curvas, enquanto o Wheelie Control impede que as rodas empinem de maneira involuntária.
A tecnologia da CBR 1000RR-R Fireblade
A moto da Honda 2023 traz uma série de itens que a tornam mais forte e resistente, como o controle de largada, que limita a rotação do motor para trazer uma arrancada mais eficiente. Ainda na partida, a chave Smart Key é uma inovação da marca.
O controle de torque HSTC da Honda melhora a tração. Além disso, a moto oferece três diferentes modos de pilotagem para um maior conforto do piloto em todos os momentos.
Os pneus da CBR 1000RR-R também são um grande destaque, como em toda superesportiva. No caso da Honda traz um 120/70 – ZR17M/C na parte dianteira e um 200/55 – ZR17M/C na traseira.
A tecnologia da moto também está no moderno painel de instrumentos TFT de 5”, com controles rápidos e interativos muito eficiente para todos os momentos de navegação.
A CBR da Honda consegue ultrapassar os 290km/h. A expectativa é de que a moto faça uma média de 16km/l, tanto na cidade quanto nas pistas.
Qual o valor da nova CBR 1000RR?
A moto da Honda está na categoria das motos superesportivas, ou seja, o praço não é barato em comparação com outros modelos. A expectativa é de que a CBR 1000RR-R Fireblade 2023 chegue na casa dos R$160 mil.
A moto deve chegar ao Brasil nas cores ‘preto perolizado’ e ‘vermelho grand prix’ e ambas devem ser disponibilizadas no país.
Ficha técnica da CBR 1000RR-R Fireblade 2023
E por fim, veja os detalhes da ficha técnica da Honda CBR 1000RR-R Fireblade 2023:
Motor:
- DOHC 4 tempos e 4 cilindros
- 1000cc
- Sistema de partida elétrico
- Sistema de injeção eletrônica
- Transmissão em 6 velocidades
- Bateria de 12V
Chassi:
- Quadro tipo Diamond Frame
- Suspensão dianteira de garfo telescópico
- Suspensão traseira de pro-link Ohlins
- Freio dianteiro de disco simples
- Freio traseiro de disco simples
Dimensões:
- Comprimento de 2.100mm
- Largura de 745mm.
- Altura de 1.140mm
- Distância entre eixos de 1.455mm
- Altura do assento de 830mm
- Peso seco de 189kg
- Capacidade de 16,1L
Fonte: Honda