Barulho de moto te irrita? Descubra como parar de se incomodar!

O dia a dia nas cidades é corrido e barulhento, ainda mais com os milhares de veículos passando pelas ruas. Todo esse som pode incomodar demais as pessoas, e se você é uma das que o barulho de moto te irrita, é preciso ficar de olho em algumas dicas!

barulho de moto te irrita
Foto: Banco de Imagens

Quando o barulho de moto é normal?

O barulho da moto varia muito de acordo com cada marca e modelo. As esportivas e superesportivas, por exemplo, apresentam um ronco do motor tradicionalmente mais forte, enquanto uma scooter atual é bastante silenciosa em boa parte do trânsito.

No geral, o barulho tradicional do ronco do motor é o mesmo desde que o motociclista compra a moto. Por isso, barulhos ‘novos’ e inconstantes podem ser um indicativo de que algo está errado com o veículo, que pode haver problemas com o escapamento ou com a própria motorização.

Nesse sentido, outros sons como apitos e arranques abruptos podem indicar peças soltas ou falta de lubrificação. Por isso, cabe ao próprio motorista tentar identificar as anormalidades no dia a dia.

Leve a moto na oficina

A manutenção correta da moto 2023 trabalha para reparar os danos e eliminar barulhos indesejados que ainda podem causar problemas e acidentes. Por isso, é preciso investir na manutenção periódica e ainda levar na oficina em casos de emergências mais urgentes.

barulho de moto te irrita
Foto: Banco de Imagens

Dicas para lidar com o barulho da própria moto

Quando em excesso, o barulho da moto pode incomodar bastante até mesmo o próprio motociclista. Veja algumas dicas para lidar melhor com o problema:

1. Instale um silenciador

O silenciador é um acessório que pode ajudar bastante a reduzir o barulho. Entenda que, no caso das grandes motos, o barulho é parte do charme e da construção do veículo. Porém, os que não se agradam com isso podem instalar elementos para reduzir o som alto do ronco.

http://Nova%20Honda%20Hornet%202023
lançamento

Nova Honda Hornet 2023

Preços, Ficha Técnica e Consumo (Fotos)

CONFERIR
Você permanecerá no site atual

2. Use protetores auriculares

Os dispositivos auriculares podem reduzir o ruído enquanto protegem os ouvidos. Há diferentes tipos de protetores disponíveis, tanto os mais profissionais quanto os mais acessíveis em lojas de departamento. Experimente testar os modelos antes de comprar, dentro do possível.

barulho de moto te irrita
Foto: Banco de Imagens

3. Trabalhe o psicológico

Considere falar com um psicólogo ou qualquer outro profissional da saúde mental. Nesse sentido, exercícios terapêuticos podem ajudar a desenvolver estratégias para lidar com o estresse causado pelo barulho, ainda mais quando precisa se concentrar na condução.

4. Vá ao médico

A hipersensibilidade ao barulho da própria moto pode ser indicativo de doenças, como a própria labirintite. Portanto, se o som estiver causando impactos físicos, vale a pena procurar o médico para entender se o incômodo não pode ser sinal de um problema mais complexo.


Dicas para lidar com o barulho de outras motos

Se o incômodo não for sobre a própria moto, mas sim sobre as pessoas nas ruas, a solução é mais complicada, já que o cidadão não pode agir diretamente. Porém, veja o que se é possível fazer:

1. Concentre-se em outras coisas

Uma maneira eficaz é mudar a própria atitude. Em vez de concentrar-se no ruído, tente se distrair com músicas, livros ou qualquer outra atividade. Quanto mais a pessoa consegue se distrair, menos se incomodará com o barulho.

barulho de moto te irrita
Foto: Banco de Imagens

Caso o problema seja mais persistente e esteja causando sofrimento mais forte, vale a pena procurar um profissional da saúde, mental ou psicológica. Entenda que não é necessário ficar sofrendo com o barulho, e é sempre melhor procurar ajuda.

http://Rádio%20para%20moto
LISTA

Rádio para moto

5 Melhores modelos para 2023

CONFERIR
Você permanecerá no site atual

2. Informe as autoridades

O cidadão pode reclamar junto à Prefeitura sobre o barulho na rua. Por mais que seja difícil controlar o trânsito de veículos nas ruas, em caso de locais próximos a escolas ou a hospitais, o Detran pode reforçar os pontos de fiscalização.

3. Altere a dinâmica de sua casa

Se for possível, a pessoa pode tentar alterar os cômodos de lugar, afastando o local que fica na maior parte do dia das janelas e das portas de entrada para rua. Além disso, a disposição de certos móveis podem abafar o som de fora e melhorar o conforto.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Ricardo Lins
Formado em jornalismo, Ricardo Lins é especialista em produção de conteúdo automotivo. Com mais de 4 anos de experiência na área, entrega artigos e notícias atualizadas sobre lançamentos e comparativos de motos para o nosso portal de forma confiável e imparcial.