A manutenção da moto é fundamental para garantir a segurança e o bom funcionamento do veículo com regulagem e qualidade. Portanto, para te ajudar, preparemos um resumo completo do passo a passo para fazer manutenção de moto em 2023!
Manutenção diária na moto
Em primeiro lugar, ninguém conhece mais a moto do que o próprio dono. O piloto dirige todos os dias e consegue entender as características e as particularidades do veículo. Dessa maneira, tem a capacidade de perceber se algo está errado.
Por isso, o bom cuidado começa efetivamente observando o funcionamento da própria moto. Nesse sentido, visualmente, o motociclista pode fazer checagens regulares da carenagem, do banco e do guidão. Além disso, qualquer barulho estranho também pode ser ouvido pelo dono.
Portanto, a manutenção da moto começa com a observação. O objetivo é identificar problemas no motor ou em qualquer outra parte do veículo o mais cedo possível. Dessa maneira, fique com olhos e ouvidos atentos para entender o funcionamento de sua moto.
- E para ver todas as novidades em motos do ano, clique aqui.
Manutenção preventiva: o que checar?
A manutenção preventiva funciona para manter os componentes da moto em ordem para evitar problemas. Nesse sentido, há alguns pontos principais que precisam de atenção; são eles:
1- Troca de óleo de motor
O óleo do motor é um dos componentes mais importantes para o bom funcionamento da moto. Afinal, o produto lubrifica o conjunto de motorização e mantém a saúde do motor do veículo.
A troca do motor deve ser feita com a regularidade solicitada pelo manual. Além disso, o documento também informa as características do produto. O próprio motociclista pode realizar a troca, mas também há a possibilidade de buscar um mecânico.
2- Lubrificação da corrente
A corrente da moto também é outro componente que precisa de uma manutenção periódica. Nesse sentido, o próprio motociclista pode comprar o produto e realizar a colocação na moto, tudo seguindo a regularidade prevista para o modelo.
3- Verificação da bateria
Boa parte das motos atuais contam com indicadores de saúde da bateria. Nesse sentido, a dica é para ficar de olho nos níveis do produto. O objetivo é identificar a necessidade da troca da bateria antes de ter algum problema como a falha total na estrada.
4- Calibragem dos pneus
O pneu careca pode gerar grandes problemas. Por isso, o motociclista precisa calibrar corriqueiramente os pneus, a depender do nível de uso da moto ao longo da semana. Vale relembrar que o manual do proprietário indica a calibragem ideal para o veículo.
Manutenção de moto na oficina: o que checar?
O acompanhamento constante da saúde da moto e as trocas feitas a cargo do motoristas precisam ser completas com revisões periódicas em oficinais. Isso porque algumas partes da moto precisam da checagem de um profissional especializado.
Veja algumas dicas do que se deve chegar na manutenção:
1- Regulagem dos freios
O mecânico especializado realizará uma checagem completa dos freios e de todos os cabos que compõem o funcionamento do sistema de frenagem. Nesse sentido, pode haver a necessidade de trocas dos próprios cabos ou do óleo para lubrificação.
2- Regulagem dos filtros de ar
Os filtros de ar funcionam bem para controlar o volume e a circulação de fluidos dentro da moto. A troca do produto precisa ser feita por um profissional especializado.
3- Verificação da suspensão e da carenagem
O piloto, em seu dia a dia, pode fazer checagem das partes mais superficiais da carenagem. Porém, problemas mais afundos só podem ser visualizados por um profissional com o material necessário.
Quando fazer a manutenção na moto?
A checagem do visual e do som da moto pode ser diária, visto que o piloto está sempre em contato com o veículo. Além disso, usar gasolina ou etanol de qualidade também é uma forma de manutenção, junto do próprio óleo de motor, que é de vital importância para o veículo.
As trocas de óleo e de outros fluidos da moto devem ser feitas de tempos em tempos ou de acordo com a quilometragem. O manual do proprietário dá indicações completas sobre o tempo necessário para aquele modelo específico do veículo.
Já as manutenções em oficinas especializadas podem ser feitas periodicamente de acordo com as indicações do fabricante ou no momento de algum defeito muito aparente no veículo.