Óleo para Moto: Dicas de Como Usar (Guia 2023)

óleo para moto é um dos produtos mais importantes para o dia a dia dos motociclistas no geral. Porém, a troca do óleo ainda gera muitas dúvidas, sobretudo para quem não está acostumado com mecânica das duas rodas. Por isso, veja algumas dúvidas para trocar óleo para moto em 2023!

óleo para moto
Foto: Banco de Imagens

Qual a função do óleo na moto?

O óleo lubrificante é um dos itens mais importantes para o funcionamento e para a conservação da moto. Basicamente, o óleo é um líquido viscoso que serve para reduzir o atrito entre os componentes mecânicos do motor, preservando a integridade física das partes.

Dessa maneira, o óleo é fundamental para manter a saúde do motor. À medida em que o óleo fica muito tempo no motor, o líquido perde a viscosidade e a capacidade de trabalhar como regulador do atrito e da ficção. Por isso, é necessário realizar a troca periódica do produto.

Nesse sentido, o tempo de troca do óleo de motor depende de cada modelo de moto. No geral, é recomendado realizar a manutenção de 6 em 6 meses, ou após 5.000 a 10.000 quilômetros percorridos. Ou seja, é necessário planejar a troca para não ter problemas com o óleo desgastado.


Os tipos de óleo

O óleo de origem mineral é uma opção comum e simples. No geral, tem o preço mais baixo, visto que o produto não passa por grandes processos de industrialização. Nesse sentido, é bem possível que boa parte das pessoas utilize esse tipo de óleo na lubrificação da moto.

A opção de óleo sintético é produzido industrialmente em laboratório, trazendo uma composição mais forte. Nesse sentido, tem um valor agregado mais cara do que o óleo mineral. Enquanto o ‘natural’ deve ser trocado a cada 5.000km, em média, o sintético pode durar mais de duas dezenas de mil quilômetros.

http://melhores%20marcas%20de%20motos
Lista

Melhores Marcas de Motos de 2023

Ranking Atualizado.

Conferir
Você permanecerá no site atual

Por fim, o óleo semissintético é uma mistura dos dois anteriores, com partes minerais e partes produzidas em laboratório. Assim, a durabilidade do óleo é uma média das duas, fazendo algo próximo dos 10 mil quilômetros. De toda maneira, também é uma boa opção para os motociclistas.

óleo de moto
Foto: Banco de Imagem

Como escolher o óleo certo para a moto?

O manual do proprietário da moto traz as características do óleo de motor utilizado no veículo. Dessa maneira, é preciso checar as informações antes de planejar ou realizar a troca do motor do veículo. Nesse sentido, há alguns indicadores básicos:

Viscosidade

O índice de viscosidade vem impresso no rótulo da embalagem, com dois números. O primeiro se refere à temperatura fria, enquanto o segundo, a temperatura quente. No geral, os motores mais novos usam óleos de menor viscosidade. As motos antigas costumam usar óleos de maior viscosidade.

Na embalagem, os números vêm separados pela letra W, como mostra a imagem abaixo, com ’10’ e ’40’ como exemplo:

óleo para moto
Foto: Divulgação

Desempenho

O índice de desempenho mede o quanto o óleo de motor consegue manter sua viscosidade sob temperaturas mais extremas. Em exposições muito quentes, o óleo de motor pode perder a viscosidade, o que precisa ser medido para não ter problemas.

http://trava%20para%20moto
Lista

Trava para Moto

Melhores Modelos de 2023.

Conferir
Você permanecerá no site atual

Dicas para trocar o óleo da moto

Veja algumas dicas para gerir a troca de óleo da moto:

óleo para moto
Foto: Divulgação

Leia as instruções

As primeiras trocas de óleo podem dar mais dúvidas para os compradores. Por isso, o mais importante é ler as instruções do manual do proprietário e saber corretamente o tipo de produto que melhor se encaixa nas necessidades do motor.

Procure uma oficina

O motorista também pode procurar um profissional especializado para fazer a leitura correta das características. As oficinas mecânicas realizam o serviço de checagem e troca do motor para evitar uso incorreto de produtos não especificados.

Compre produtos de qualidade

Tentar economizar muito pode não ser o mais indicado. O ideal é buscar exatamente o óleo especificado pelo fabricante e investir em produtos de qualidade para a sua moto.

Planeje-se para a troca

Procure anotar no calendário a data de troca do óleo para planejar-se para o próximo processo. Além disso, é fundamental ficar sempre de olho na moto para identificar qualquer problema inesperado.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Ricardo Lins
Formado em jornalismo, Ricardo Lins é especialista em produção de conteúdo automotivo. Com mais de 4 anos de experiência na área, entrega artigos e notícias atualizadas sobre lançamentos e comparativos de motos para o nosso portal de forma confiável e imparcial.