Anos após a chegada da marca no Brasil, o UBER moto virou realidade, e a partir de agora os motoristas têm mais uma possibilidade de trabalho na empresa. Porém, será que vale a pena trabalhar com UBER moto em 2023? Confira a nossa análise!
Como funciona o Uber moto?
A Uber – bem como outros aplicativos de transporte – chegou ao Brasil já há alguns anos, com os motoristas realizando corridas com carros. Mais recentemente, o app permitiu o trabalho com entregas, o Uber Flash.
Mais recentemente ainda, a Uber ativou no Brasil o Uber moto, que permite aos motoristas realizarem corridas de moto para transportar passageiros. Na verdade, o serviço está disponível desde 2020, mas está chegando aos poucos nas cidades brasileiras.
Como fazer corridas de moto para a Uber?
O sistema de recrutamento do app é bem parecido com o Uber carro, trazendo os seguintes critérios:
- Ser maior de 19 anos
- Ter CNH definitiva
- Apresentar o CLRV do veículo
Nesse caso, é preciso adicionar a opção ‘Exercer Atividade Remunerada’ à CNH, já que a lei brasileira exige que você registre a carteira de motorista como atividade de trabalho.
Ao solicitar a indicação e o convite, o motorista entra no sistema de análise da Uber, precisando aguardar o período necessário.
E se você quer ver os lançamentos de motos em 2023, clique aqui e confira.
O Uber moto já está disponível no Brasil todo?
Na verdade, essa função está chegando aos poucos nas cidades brasileiras. Bem como o próprio Uber carro, não são todos os locais que contam com o serviço. Veja as principais cidades:
- Região Sudeste: Belo Horizonte, Vitória, Contagem, Uberlândia, Montes Claros, Betim, Ribeirão das Neves, Uberaba, Rio de Janeiro, São José do Rio Preto, São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Guarulhos e Diadema.
- Região Norte e Nordeste: Rio Branco, Belém, Maceió, Manaus, Salvador, Fortaleza, São Luís, Recife, Teresina e Aracaju.
- Região Centro-Oeste e Sul: Goiânia, Anápolis, Londrina, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis e Palmas.
Como usar como passageiro?
Para solicitar o Uber moto como passageiro, o usuário faz o mesmo processo de solicitar o carro. Caso haja disponibilidade, o próprio aplicativo vai mostrar a opção.
Mesmo dentro de uma cidade que tem o serviço como opção, ainda é difícil encontrar o serviço disponível, e vai depender bastante do local da viagem.
No geral, o preço do Uber moto é bem menor, chegando à metade do valor do Uber carro em alguns casos.
Vale a pena trabalhar o app de corridas?
Em primeiro lugar, o serviço de moto ainda é muito recente no Brasil, então o trabalho está em desenvolvimento e carece de mais um tempo para a definição de padrões.
A opção pode melhorar o fluxo do app, já que o preço mais barato pode atrair muitos consumidores que já não usavam mais o Uber carro, dando mais mercado consumidor para o motorista.
A tendência é de que a taxa cobrada pela Uber impacte menos no preço recebido pelo motorista, já que os gastos de combustível e de manutenção com as motocicletas são bem mais baixos em comparação com os carros.
Porém, como os valores são menores, o motorista precisa fazer mais corridas para receber o mesmo volume em número dos carros. Assim, a tendência é de que a Uber melhore a dinâmica de bonificações nesse sentido.
Portanto, essa é uma boa opção para quem está em uma cidade que já oferece o serviço, mas uma opinião mais clara sobre o trabalho virá dos próprios motoristas ao longo do tempo.