Se você tem moto, com certeza se preocupa com os gastos mensais com combustível. Pensando nisso, trouxemos 8 dicas para economizar a gasolina da moto. Então prepare-se para anotar e colocar em prática as 8 dicas para economizar a gasolina da moto.
Como economizar gasolina com a moto?
A princípio, o brasileiro vem sofrendo com a alta no preço dos combustíveis desde 2021. A crise se instaurou com a chegada da pandemia da covid-19, mas também com o conturbado cenário econômico causado pela guerra na Ucrânia.
Nesse sentido, o cenário se tornou ainda pior para quem usa sua moto diariamente como meio de transporte para o trabalho.
✓ Veja também:
Mas não se preocupe. Pois separamos neste artigo algumas dicas valiosas que vão te ajudar na hora de economizar a gasolina da moto e manter a amizade com o frentista de seu posto favorito.
Contudo, antes vamos falar um pouco sobre cada combustível. Acompanhe mais a seguir:
Tipos de combustível
Atualmente, nós temos 3 tipos de combustível. Alguns tipos de veículos aceitam apenas 1 ou 2 e aí fica difiícil trocar pelo mais em conta. Veja abaixo as opções:
- Gasolina;
- Etanol;
- Diesel.
Contudo, a gasolina possui duas variantes. A aditivada e a premium. Para que você entenda melhor as diferenças, vamos falar sobre cada um deles brevemente.
Gasolina comum
A gasolina é considerada o combustível padrão dos motoristas. Nesse sentido, é a mais fácil de ser encontrada. De acordo com parecer da Agência Nacional de Petróleo – ANP, ela deve ter, pelo menos, 27% de etanol em sua composição.
Gasolina aditivada
A princípio, uma das variações da gasolina é a opção aditivada. Desse modo, seu diferencial é a adição de componentes com função detergente. Assim, eles ajudam na limpeza do motor dos bicos injetores.
Contudo, esse tipo de combustível costuma ser um pouco mais caro que a versão comum.
✓ Veja mais novidades:
Versão premium
Por fim, temos a gasolina premium. Nesse sentido, a definição do combustível pode ser diferente em cada região. Porém, sua característica principal é ter uma porcentagem menor de álcool em sua composição.
Além disso, é indicada para carros mais modernos e novos.
Etanol (álcool)
Atualmente, o etanol, mais conhecido por álcool, se tornou um dos combustíveis mais utilizados, graças ao preço mais baixo que a gasolina. Nesse sentido, o biocombustível é extraído da cana de açúcar.
Entretanto, mesmo custando um pouco mais barato que a gasolina, o consumo do etanol nos carros acaba se tornando maior. Ou seja, é necessário abastecer em um intervalo menor de tempo.
Diesel
Por fim, nós temos o diesel. A princípio, os carros que utilizam esse combustível são de grande porte. Por exemplo, caminhonetes, 4×4, furgões, ônibus ou caminhões.
Dessa forma, ele costuma ser mais econômico, tanto no consumo, quanto na durabilidade. Porém, assim como a gasolina, ele também é mais poluente.
8 dicas para economizar a gasolina da moto
Agora que você já entendeu um pouco sobre os combustíveis, que tal descobrir algumas formas de poupar gasolina da moto? A seguir, você acompanha 8 dicas para poupar combustível e, claro, dinheiro no seu bolso:
Escolha a moto certa para seu uso
Primeiramente, esse é um dos aspectos que você deve analisar para economizar combustível da moto. Nesse sentido, uma motocicleta maior pode gastar o mesmo (ou até menos) no quesito rodovia, peso e velocidades mais altas.
Faça sempre a manutenção e calibre os pneus
Em segundo lugar, mantenha sempre a manutenção em dia, os filtros e pneus calibrados. Desse modo, sua moto irá rodar com mais leveza e poupará combustível.
Evite peças de segunda mão
Uma dica muito importante para economizar a gasolina e também gastos extras, é evitar a troca de peças por itens de segunda mão. Nesse sentido, uma vela pode queimar de forma irregular ou um filtro exigir maior demanda de combustível.
Cuidado ao acelerar
A princípio, ficar bombando a moto parada é uma atitude desnecessária. Por isso, evite essa atitude e também não estique as marchas sem necessidade.
A seguir, veja outras dicas interessantes que podem lhe ajudar a economizar a gasolina da moto:
- Atenção a troca de marchas;
- Use somente gasolina de qualidade;
- Compare se é melhor usar gasolina ou etanol;
- Cuide de sua motocicleta e não hesite em procurar um mecânico quando notar algo errado.
Com essas dicas, você vai poder economizar muita gasolina e aproveitar melhor sua moto!