Você sabia que toda moto deveria ser equipada com esses itens de segurança? São alguns ‘detalhes’ que fazem toda a diferença para rodar mais tranquilo e despreocupado com o seu veículo. Por isso, veja as nossas dicas e pense no assunto!
1. Antena corta pipa
Os acidentes com linhas de cerol podem ser fatais para os motoristas. E infelizmente esse é um problema comum nas cidades, principalmente na época de férias escolares.
Nesse sentido, a antena corta pipa é um item de segurança que não pode faltar na moto. O produto trata-se, efetivamente, de uma antena retrátil de seis estágios que acopla-se no guidão da moto.
Enquanto desarmada a antena tem cerca de 15cm, armada diretamente no guidão a antena chega à uma média de 60cm. A ponteira tem um equipamento para cortar a linha e evitar que entre em contato com o motorista.
No geral, é bem fácil encontrar as antenas corta pipa na internet ou em lojas especializadas. O preço médio não passa muito dos 50 a 70 reais, valendo muito a pena principalmente para quem trabalha sempre com entregas e transporte, e toda moto deveria estar equipada com esse item de segurança.
2. Protetor de escapamento
Além dos cortes com linhas de pipa, os acidentes de queimaduras no tanque do escapamento também são comuns para os motociclistas, principalmente para quem anda de moto de bermuda. Por isso, está na lista de que toda moto deveria ser equipada com esses itens de segurança.
O protetor é encaixado justamente em cima do escapamento, evitando o contato direto da pele com a peça que esquenta. Nesse sentido, ajuda bastante a prevenir acidentes durante a condução.
No geral, as marcas vendem os protetores de acordo com o modelo da moto, visto que o design de encaixe do produto depende da carenagem, o que muda bastante de uma montadora para outra.
A média de preço também varia muito, podendo ultrapassar a faixa dos 100 reais já somado com os parafusos. Por isso, mesmo que seja um pouco caro, vale a pena investir bem em um protetor de escapamento, item básico de segurança para motos.
3. Sistema antifurto
O dia a dia nas cidades está difícil por conta da violência e dos roubos. Nesse sentido, as motos são muito vulneráveis pela certa facilidade de empurrar o veículo por aí e consumar o crime, encaixando na lista de que toda moto deveria ser equipada com esses itens de segurança.
Por isso, é fundamental investir em um sistema de segurança da própria moto. As travas e cadeados antifurto dão mais camadas de proteção ao veículo, principalmente se o proprietário puder investir bem em produtos de qualidade.
Além disso, o mercado anti roubo é bastante amplo, contando com outras opções como alarmes e sistemas de monitoramento 24 horas. Nesse sentido, as escolhas são bem condizentes com o orçamento do proprietário do veículo.
Dicas para ter mais segurança na moto
Além de itens que são obrigatórios, veja mais algumas dicas de segurança para as motos:
1. Cuide da sua moto
É importante zelar pela segurança da moto, sobretudo quando parar nas ruas. Escolha os locais mais seguros para estacionar, além de reforçar as trancas a todo momento.
2. Respeite as leis de trânsito
Trafegar na velocidade correta e respeitar as leis de trânsito é muito importante para manter a segurança da moto, visto que a adequação à norma evita imprevistos mais complexos.
3. Faça a manutenção regular
A manutenção regular da moto também é um protocolo de segurança, visto que acompanha de perto a saúde dos principais componentes. Por isso, invista na manutenção preventiva e não deixe a moto muito tempo sem a devida revisão. Procure também manter-se informado em nosso site!