Será que o Sem Parar para motos vale a pena? Depois de muito tempo, o serviço finalmente chegou para os veículos de duas rodas. Porém, a grande pergunta é: vale a pena?
Conheça o serviço ‘Sem Parar’
A empresa ‘Sem Parar’ é bastante popular no Brasil. O principal serviço da marca é oferecer um dispositivo eletrônico que garante a passagem por pedágios, como diz o próprio nome, sem parar no guichê de pagamento.
Os próprios pedágios nas estradas brasileiras já contam com faixas específicas para os motoristas com o ‘Sem Parar’. A cobrança é feita mensalmente, com uma taxa base de manutenção mais a adição de cada passagem por pedágio.
Em muitas cidades brasileiras, o ‘Sem Parar’ também funciona em shoppings e em outros estacionamentos empresariais. Por isso, é um serviço bem completo para evitar filas em estradas.
E para ver todas as novidades em motos do ano, clique aqui.
Existe ‘Sem Parar’ para motos?
Até há pouco tempo, a Sem Parar não contava com um dispositivo para moto. E até os dias de hoje, não há. Porém, a marca criou um novo aplicativo para smartphones que processa os pagamentos via bluetooth, permitindo que os motociclistas contratassem o serviço.
Conheça o Sem Parar Pay
O Sem Parar Pay é uma tag digital para motos e carros. O usuário pode baixar o aplicativo para o celular e começar a realizar pagamentos em pedágios e até em postos de gasolina.
Dessa maneira, o Sem Parar Pay não é um dispositivo colado no carro como o Sem Parar tradicional, mas sim um aplicativo para celulares. Nesse sentido, ao se aproximar da catraca do pedágio, o app no smartphone processa o pagamento.
Por isso, o usuário precisa manter o bluetooth ligado. Caso contrário, o app não funciona. O fato de não necessitar de conexão 4G também favorece o alcance do Sem Parar Pay.
O Sem Parar Pay não exige mentalidade, e o pagamento é feito previamente. Dessa maneira, o usuário terá que recarregar o cartão antes de passar pelos pedágios, alimentando o saldo dentro do aplicativo.
Como contratar o Sem Parar Pay?
Para os usuários que não são clientes de outro Sem Parar, é preciso baixar o app e selecionar o menu ‘Comprar Online’. O próximo passo é escolher a opção ‘Quero o Sem Parar Play no meu Celular’ e realizar o cadastro com todos os dados e informações.
A partir daí, é só fazer recargas para utilizar o serviço. Vale lembrar que cada passagem pelo pedágio vai cobrar o valor do próprio local. Portanto, o usuário precisa manter o controle do saldo em caixa.
Análise do Sem Parar Pay: prós e contras
Veja os principais pontos sobre o Sem Parar Pay:
Prós
Ter que parar no guichê do pedágio é bastante perigoso para o motociclista. Além da insegurança de cair da moto ou ser atropelado ao desacelerar perto do local, o piloto ainda precisa carregar dinheiro vivo, o que pode ser arriscado para quem transita muito com a moto.
Portanto, o Sem Parar Pay resolve esse problema. Com a opção de pagamento pelo app, o motorista não precisa parar no guichê e nem andar com dinheiro vivo na carteira. Além disso, o app evita a perda de tempo em filas para pagar diretamente com o caixa.
Outro pró do Sem Parar Pay é o funcionamento por bluetooth. Se o app utilizasse a conexão 4G poderia ter graves problemas, já que o sinal não é instável em muitos locais do Brasil. Apesar de ainda haver erros de conexão, o bluetooth funciona bem e com certa estabilidade.
Contras
O serviço do Sem Parar Pay ainda é muito recente neste começo de 2023. Por isso, ainda não é aceito na maior parte das estradas brasileiras. Até o início do ano, apenas as seguintes estradas aceitam o recurso:
- Espírito Santo: Rodosol;
- Mato Grosso: Intervias MT, Morro da Mesa e Rodovia da Mudança;
- Mato Grosso do Sul: Porto Morrinhos;
- Rio Grande do Sul: CCR Via Sul;
- São Paulo/Rio de Janeiro: Via Dutra;
- Santa Catarina: Via Costeira.
A área de cobertura nos postos de gasolina ainda é restrita à cidade de Porto Alegre. O plano para o ano de 2023 é de que a marca faça uma expansão no território brasileiro.
Portanto, o contra é o fato de ser uma novidade que não se expandiu pelo Brasil. A tendência é de que o produto siga uma linha natural de ganhar espaço no mercado ao longo dos próximos anos.
Vale a pena contratar o Sem Parar Pay?
Em resumo, vale a pena contar com os serviços do Sem Parar Pay. O app não tem custos de manutenção e o usuário faz a recarga quando quiser. Por isso, não há muitas desvantagens em baixar o aplicativo e começar a usá-lo.
O grande problema é o fato de o Sem Parar Pay ainda não funcionar em boa parte do Brasil, o que tira a confiança de rodar por aí acreditando que não precisará parar nos pedágios.
A dica é contratar o serviço e ficar esperto quanto à abragência, trabalhando ainda com a possibilidade de parar nos pedágios. Assim, ao longo do tempo, a tendência é de que o app seja ainda mais vantajoso com a expansão para pedágios ao redor do país.