Novo radar inteligente promete dedurar motociclistas; entenda

Com a chegada do novo radar inteligente, os motociclistas que costumam sair da linha nas ruas podem ser facilmente descobertos. A tecnologia promete dedurar os motociclistas e assegurar mais segurança para pedestres e demais condutores. A seguir, você confere detalhes do novo radar inteligente.

Novo radar inteligente – Fonte: Uol

Novo radar inteligente que vai dedurar os motociclistas

Se você vive em uma cidade grande, com certeza já presenciou motociclistas cometendo diversas infrações de trânsito. Por exemplo, motos driblando o radar através da calçada, motoristas sem capacete, manobras perigosas proibidas, entre outros casos assustadores.

Entretanto, essas façanhas de alguns condutores já estão com os dias contados. Isso porque existe uma nova tecnologia chegando ao mercado, que equipa radares de velocidade.

✓ Veja também:

A princípio, o novo radar inteligente está sendo instalado em grandes capitais, como São Paulo, Curitiba, Salvador, Anápolis, Aracaju e Novo Hamburgo. Desse modo, a função principal do equipamento é detectar com alta precisão esses tipos de infração. Assim, as chances do motociclista ser multado se tornam maiores.

O novo radar inteligente, que será integrado às câmeras de monitoramento de alta definição, possui medidores de velocidade composto de softwares capazes de emitir dados.

Fonte: Uol

Por exemplo, se algum motorista tentar driblar o radar atravessando a calçada, parar sobre faixa de pedestres, avançar o semáforo no vermelho, estiver trafegando na contramão, falta de capacete, entre outros.

A tecnologia, batizada de laço indutivo, permite registrar e capturar a imagem do veículo e da moto em qualquer local da via.

De acordo com Guilherme Araújo, vice-presidente da Velsis e atual fabricante do radar, é possível capturar de forma instantânea a imagem da moto, inclusive entre faixas.

Dessa forma, a tecnologia identifica com perfeição a marca, modelo, placa, local, data e horário da infração, gerando um vídeo. Assim, a infração cometida pelo motociclista se torna, praticamente, incontestável.


Estado do Pará já usa o radar inteligente desde 2020

Não é segredo para ninguém que as motos são uma grande preferência nacional. Nesse sentido, estamos falando de 22,1% do total de veículos registrados no Brasil. Porém, só no estado do Pará, a porcentagem sobe para 53%, sendo o estado brasileiro com o maior número de motos atualmente.

Ao todo, são mais de 2 milhões de veículos, onde 1,24 milhão são motocicletas. Dessa forma, 514 faixas de radares de velocidade e 80 equipamentos para vídeo monitoramento estão ajudando a reduzir acidentes com motos na região, desde 2020.

✓ Veja também:

Novo radar inteligente
Fonte: Observatório Nacional de Segurança Viária

De acordo com José Bento de Andrade Gouveia Junior, diretor técnico e operacional do Detran Pará, o novo radar inteligente está ajudando a reduzir mortes e infrações envolvendo diversos motociclistas.

Conforme ele relata, cerca de 90% dos traumas que chegam ao Hospital Metropolitano de Belém são causados por acidentes com motos. Logo, o novo radar inteligente se mostra extremamente necessário para reduzir esses dados.

Tanto que, o número de mortes em acidentes de trânsito, que era de 7,88 para cada 10 mil veículos em 2016, caiu para 5,95 em 2021, mesmo com o aumento dos veículos.


Mortes por moto são maiores e mais prováveis 

Apesar de muitos motoristas detestarem a ideia de radares espalhados pelas vias, não podemos negar a importância dele para a prevenção de acidentes e para encontrar possíveis infratores.

Nesse sentido, o novo radar inteligente se faz necessário em todas as cidades brasileiras, apesar de só ter chegado a algumas capitais até o momento. Porém, num futuro não muito distante, sabemos que esse cenário mudará.

Fonte: Quatro Rodas

Inclusive, é preciso que mude. Isso porque os acidentes com motos continuam a subir, assim como a frota do veículo. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, só no primeiro semestre deste ano, as vendas de motos representaram 50% do total.

Enquanto isso, o número de infrações cometidas com o veículo também aumentou. A princípio, o ano de 2021 registrou aumento de 14,3%, Logo, os acidentes envolvendo motocicletas representam algo perto de 54% no país durante um ano.

Com dados tão expressivos, é válido que os estados brasileiros busquem meios de reduzir infrações com a tecnologia, ou seja, através do novo radar inteligente.

Em Curitiba, foram instalados cerca de 200 novos radares. Por fim, a medida resultou em uma redução de 48% no número de acidentes com vítimas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Ricardo Lins
Formado em jornalismo, Ricardo Lins é especialista em produção de conteúdo automotivo. Com mais de 4 anos de experiência na área, entrega artigos e notícias atualizadas sobre lançamentos e comparativos de motos para o nosso portal de forma confiável e imparcial.