Moto que não Precisa de Habilitação Existe? Modelos de 2023

Você busca uma moto que não precisa de CNH? Felizmente, o mercado nacional oferece algumas possibilidades de veículos para quem não conta com a Carteira Nacional de Habilitação. Por isso, confira alguns modelos:

moto sem CNH 2023
Foto: Divulgação

Há motos que não precisam de CNH?

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, para pilotar veículos de duas rodas acima das 50cc, é preciso ter CNH do tipo A. Assim, o motorista precisa tirar a CNH por meio de um Centro de Formação de Condutores devidamente registrado pelo Detran.

Porém, há uma categoria de motos que não se enquadra na CNH. Trata-se dos ciclomotores, também caracterizados como veículos de duas ou três rodas com motores até 50cc. Para esse tipo de condução, é necessária a ACC, a Autorização para Conduzir Ciclomotores.

Foto: Divulgação

Como tirar a ACC?

A Autorização para Conduzir Ciclomotores também é expedida pelo Detran. O processo é bem parecido com a CNH, mas a carga horária é bem reduzida. Enquanto a CNH pede mais de 40 horas teóricas, 20 horas na rua e simulador, a ACC pede só 5 horas de prática e pouco mais de 15 aulas teóricas.

  • E para ver todas as novidades em motos do ano, clique aqui.
moto que não precisa de CNH
Foto: Reprodução

Nesse sentido, a ACC é mais rápida, mas ainda traz custos de provas e documentações para os portadores. Além disso, também se enquadram as leis da CNH de ter ao menos 18 anos de idade e CPF/identidade válidos.


Pode dirigir sem CNH?

Sim, de fato, é possível dirigir sem CNH. Assim, a alternativa é a ACC, válida para as motos até 50cc. Porém, não é possível dirigir sem documento algum. Pelo menos a Autorização é sempre requerida. Logo, não há moto com motor que se possa dirigir sem nada.

lista

Sem CNH?

Confira as motos que não precisam de habilitação no Brasil!

Conferir
Você permanecerá no site atual

Dicas de veículos que não pedem CNH

Veja alguns exemplos de veículos que pedem só a ACC, e não a CNH.

Shineray JET 50

A Shineray produz a cinquentinha JET 50, uma moto de 49cc e 2,7cv de potência. Com uma carenagem bem leve de apenas 97kg no total, a JET 50 tem centrífuga automática para o câmbio de marcha de 4 velocidades.

Foto: Divulgação

A moto é distribuída no Brasil nas cores preta, vermelha e azul e branca. O preço de saída da Jet 50 é de 8.300 reais. A marca ainda tem a versão JET 50 2X, com uma configuração e preço parecidos, além de contar com um baú na traseira.

Foto: Divulgação

Shineray Phoenix 50

A Phoenix 50 é outra cinquentinha da Shineray, trazendo um motor de 49,4cc. A moto tem transmissão manual, mas conta com uma carenagem competente para o trânsito urbano. O preço sugerido da Shineray para o Brasil é de 7 mil reais.

lista

ESTAS são as 10 motos mais baratas do Brasil até o momento

Saiba detalhes dos modelos!

Conferir
Você permanecerá no site atual
moto sem CNH
Foto: Divulgação

Dafra Zig 50

A Zig 50 da Dafra saiu de linha em 2018. Porém, ainda é possível encontrar versões anteriores à venda de segunda mão. A moto é uma cinquentinha bem característica, e tem o preço abaixo dos 5 mil reais atualmente.

moto sem CNH
Foto: Divulgação

Traxx JL 50

A cinquentinha da Traxx também é uma moto que não precisa de CNH, apenas a ACC. A moto também já saiu de linha, e as versões que podem ser compradas usadas são de 2016 para trás, com o preço na casa dos 2 a 3 mil reais.

moto sem CNH 2023
Foto: Divulgação

Shineray New Super Smart 50

De fato, a Shineray é a grande força de cinquentinhas na atualidade. A montadora chinesa tem mais um modelo, o New Super Smart 50. O veículo ciclomotor tem uma carenagem bem simples, mas com acessórios para o trânsito urbano. O preço médio de saída dos últimos modelos é de 5 mil reais.

moto sem CNH 2023
Foto: Divulgação

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 214

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Ricardo Lins
Formado em jornalismo, Ricardo Lins é especialista em produção de conteúdo automotivo. Com mais de 4 anos de experiência na área, entrega artigos e notícias atualizadas sobre lançamentos e comparativos de motos para o nosso portal de forma confiável e imparcial.