Você busca uma moto que não precisa de CNH? Felizmente, o mercado nacional oferece algumas possibilidades de veículos para quem não conta com a Carteira Nacional de Habilitação. Por isso, confira alguns modelos:
Há motos que não precisam de CNH?
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, para pilotar veículos de duas rodas acima das 50cc, é preciso ter CNH do tipo A. Assim, o motorista precisa tirar a CNH por meio de um Centro de Formação de Condutores devidamente registrado pelo Detran.
Porém, há uma categoria de motos que não se enquadra na CNH. Trata-se dos ciclomotores, também caracterizados como veículos de duas ou três rodas com motores até 50cc. Para esse tipo de condução, é necessária a ACC, a Autorização para Conduzir Ciclomotores.
Como tirar a ACC?
A Autorização para Conduzir Ciclomotores também é expedida pelo Detran. O processo é bem parecido com a CNH, mas a carga horária é bem reduzida. Enquanto a CNH pede mais de 40 horas teóricas, 20 horas na rua e simulador, a ACC pede só 5 horas de prática e pouco mais de 15 aulas teóricas.
- E para ver todas as novidades em motos do ano, clique aqui.
Nesse sentido, a ACC é mais rápida, mas ainda traz custos de provas e documentações para os portadores. Além disso, também se enquadram as leis da CNH de ter ao menos 18 anos de idade e CPF/identidade válidos.
Pode dirigir sem CNH?
Sim, de fato, é possível dirigir sem CNH. Assim, a alternativa é a ACC, válida para as motos até 50cc. Porém, não é possível dirigir sem documento algum. Pelo menos a Autorização é sempre requerida. Logo, não há moto com motor que se possa dirigir sem nada.
Dicas de veículos que não pedem CNH
Veja alguns exemplos de veículos que pedem só a ACC, e não a CNH.
Shineray JET 50
A Shineray produz a cinquentinha JET 50, uma moto de 49cc e 2,7cv de potência. Com uma carenagem bem leve de apenas 97kg no total, a JET 50 tem centrífuga automática para o câmbio de marcha de 4 velocidades.
A moto é distribuída no Brasil nas cores preta, vermelha e azul e branca. O preço de saída da Jet 50 é de 8.300 reais. A marca ainda tem a versão JET 50 2X, com uma configuração e preço parecidos, além de contar com um baú na traseira.
Shineray Phoenix 50
A Phoenix 50 é outra cinquentinha da Shineray, trazendo um motor de 49,4cc. A moto tem transmissão manual, mas conta com uma carenagem competente para o trânsito urbano. O preço sugerido da Shineray para o Brasil é de 7 mil reais.
Dafra Zig 50
A Zig 50 da Dafra saiu de linha em 2018. Porém, ainda é possível encontrar versões anteriores à venda de segunda mão. A moto é uma cinquentinha bem característica, e tem o preço abaixo dos 5 mil reais atualmente.
Traxx JL 50
A cinquentinha da Traxx também é uma moto que não precisa de CNH, apenas a ACC. A moto também já saiu de linha, e as versões que podem ser compradas usadas são de 2016 para trás, com o preço na casa dos 2 a 3 mil reais.
Shineray New Super Smart 50
De fato, a Shineray é a grande força de cinquentinhas na atualidade. A montadora chinesa tem mais um modelo, o New Super Smart 50. O veículo ciclomotor tem uma carenagem bem simples, mas com acessórios para o trânsito urbano. O preço médio de saída dos últimos modelos é de 5 mil reais.