Diferenças entre Moto Esportiva, Superesportiva e Hiperesportiva

Muitas vezes confundidas como a mesma coisa, as categorias de moto esportiva, superesportiva e hiperesportiva são muito diferentes entre si. Apesar da velocidade como foco, os modelos trazem distinções. Para te ajudar, separamos as diferenças entre moto esportiva, superesportiva e hiperesportiva.

moto esportiva, superesportiva e hiperesportiva
moto esportiva, superesportiva e hiperesportiva

O que são motos esportivas?

Em termos lúdicos, uma moto esportiva é conhecida pelo visual robusto e a força de seus motores. No geral, o conjunto de uma moto esportiva é todo planejado para oferecer velocidade e robustez aos trajetos.

As motos esportivas trazem aquele estilo clássico inspirado nas pistas de corrida de automobilismo ao redor do planeta. Nesse sentido, tem uma parte frontal agressiva e um design alinhado para o conforto da pilotagem mais próxima ao veículo.

Foto: Divulgação Yamaha

Em termos de motorização, as motos esportivas têm valores acima das 300cc, visto que menos do que isso não entrega a performance necessária. A potência superior a 30cv ou 40cv também é um pré-requisito importante para se categorizar uma moto enquanto esportiva.

Tratando-se de detalhes, as esportivas dispõem o peso mais próximo do tanque de combustível. Quadros de alumínio, pneus largos e carenagem mais leves são características dos veículos esportivos.

moto esportiva, superesportiva e hiperesportiva
Foto: Divulgação Kawasaki

As motos esportivas atuais contam com luzes em FULL LED, além de painéis modernos de TFT ou LCD para todos os controles e instrumentos necessários para a pilotagem.

Em termos de tecnologia, as motos esportivas mostram muito cuidado com a estabilidade e a segurança. Alguns confortos como Freios ABS, sistema de frenagem, assistente de arrancada e modos de condução são alguns pré-requisitos importantes para as motos esportivas.

Foto: Divulgação BMW

No que se trata de consumo, as esportivas não são lá das mais econômicas. De fato, o foco não é no uso diário nas cidades, mas sim em perfomance. Portanto, não é fácil encontrar motos esportivas que façam mais de 20 km/l.

3 exemplos de motos esportivas

Veja alguns exemplos de motos esportivas:

1- Yamaha YZF R3

Foto: Divulgação Yamaha

A moto da Yamaha tem um motor bicilindrico de 321cc, com uma potência máxima de 42cv, sendo um bom modelo de entrada para as linhas esportivas.

2- Kawasaki Ninja 400

A Ninja 400 é uma moto 399cc da Kawasaki, marca famosa pelo estilão esportivo. Ao todo, são 48cv de potência máxima.

moto esportiva, superesportiva e hiperesportiva
Foto: Divulgação Kawasaki

3- BMW G310R

A moto da BMW traz a força esportiva da linha ‘R’ da marca, com um total de 313cc e potência máxima de 34cv.

moto esportiva, superesportiva e hiperesportiva
Foto: Divulgação BMW

Quer conferir todos os lançamentos de motos do ano? Então clique aqui.


O que são motos superesportivas?

As motos superesportivas trazem características básicas bem próximas às esportivas, como conforto e segurança para altas velocidades e pilotagens mais difíceis nas estradas e nas pistas..

Foto: Divulgação Kawasaki

Porém, as superesportivas estão alguns patamares acima das esportivas. Aqui estamos tratando de motores superpotentes acima das 600 a 1000c, com potências máximas que passam dos 100cv.

Em termos de design, as superesportivas tem um visual ainda mais agressivo do que as esportivas. Nesse sentido, traz mais elementos de cortes e construção das motos que se vê nas pistas de automobilismo, principalmente nas categorias de MOTO GP.

Foto: Divulgação Honda

Por conta da proximidade com as pistas, a tecnologia das superesportivas é toda voltada para a perfomance e a alta velocidade, sem deixar de lado a segurança do piloto.

Assim, é interessante ver a ‘disputa’ das construtoras, que estão sempre trabalhando para o desenvolvimento de novas tecnologias para motores, embreagens e sistemas de suspensão e de freio.

Foto: Divulgação Honda

No geral, as motos superesportivas ultrapassam os 250 km/h, com arranques rápidos e uma manutenção constante da velocidade. Nesse sentido, tecnologias como o Shiftcam da BMW são fundamentais para manter a estabilidade da moto, sobretudo nas curvas.

Tratando-se de consumo, as superesportivas gastam ainda mais do que as esportivas. Por conta da potência do motor, é difícil pensar em algo muito diferente disso.

3 exemplos de motos superesportivas

Veja alguns exemplos de motos superesportivas:

1- Kawasaki Ninja 650

A moto é uma linha média das superesportivas da Kawasaki, com um total de 649cc e uma potência máxima de 68cv.

moto esportiva, superesportiva e hiperesportiva
Foto: Divulgação Kawasaki

2- Yamaha MT-09

A linha da MT da Yamaha traz motos fortes superesportivas, e o modelo MT-09 ABS conta com 847cc e mais de 100cv de potência, sendo um degrau acima na categoria.

Foto: Divulgação Yamaha

3- CBR 650R

A CBR 650R é uma das principais expoentes superesportivas da Honda, com quase 90cv de potência nas arrancadas.

Foto: Divulgação Honda

O que são motos hiperesportivas?

As motos hiperespertivas são o topo da categoria de esportividade, compreendendo um seleto grupo de motos feitas para as pistas.

Foto: Divulgação Honda

As hiperesportivas é o que tem de mais alto no setor de tecnologia e perfomance. Por isso, traz as motos mais cobiçadas do mundo, não só para os fãs de alta velocidade, mas para os fãs de veículos no geral.

Assim, estamos tratando de motos acima das 1.200cc, com motores que ultrapassam os 200cv de potência.

moto esportiva, superesportiva e hiperesportiva
Foto: Divulgação Ducati

Nesse sentido, as hiperesportivas são motos totalmente focadas na velocidade e na perfomance. Em muitos casos, é até difícil verificar esses modelos nas ruas das cidades, visto que são motos com foco nas estradas e nas pistas.

Assim, as tops da categoria também são muito utilizadas nas pistas em competições de automobilismo, e podem nem estar disponíveis regularmente para o público no geral.

Entre as hiperesportivas, há até uma competição de velocidade máxima, com alguns modelos ultrapassando os 310km/h!

3 exemplos de motos hiperesportivas

1- Honda CBR 1000RR-R Fireblade

A Fireblade é uma das hiperesportivas da Honda, com um motor muito forte de 999cc com mais de 215cv de potência.

Foto: Divulgação Honda

2- BMW S1000RR

A moto de 1000cc da BMW conta com um motor muito forte que chega próximo dos 350km/h!

Foto: Divulgação BMW

3- Ducati V4S Paningale

A Paningale V4S é uma das principais referências em motos hiperesportivas, trazendo um motor gigante de mais de 1.100cc e 215cv de potência.

Foto: Divulgação Ducati

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Ricardo Lins
Formado em jornalismo, Ricardo Lins é especialista em produção de conteúdo automotivo. Com mais de 4 anos de experiência na área, entrega artigos e notícias atualizadas sobre lançamentos e comparativos de motos para o nosso portal de forma confiável e imparcial.