O envelopamento de moto é um processo de estilização para mudar o visual da moto e dar novos contornos para o veículo. Porém, envelopar a moto não é nada fácil e pede muito preparo para comprar um produto de qualidade e não estragar o veículo; confira tudo sobre o envelopamento de moto!
O que diz a lei sobre envelopamento de moto?
O envelopamento de moto é uma ténica utilizada para alterar a aparência do veículo, cobrindo toda a parte da superfície com um vinil adesivo de diferentes cores e texturas. O processo é simples, mas requer atenção para ter um resultado perfeito.
De acordo com a legislação de trânsito, é permitido fazer o envelopamento. Porém, o proprietário tem que manter a cor original descrita em chassi. Caso queira trocar a cor, é preciso solicitar a mudança junto ao Detran do estado para estar regular com o órgão.
Passo a passo para o envelopamento de moto
Veja dicas para o envelopamento de moto:
1. Preparar a moto
Antes de começar a envelopar a moto, é importante limpar e desengordurar toda a superfície. Para isso, use produtos específicos para limpeza de motocicletas que não contenha silicone, o que atrapalha a fixação do adesivo. É importante tirar todos os resíduos de poeira, gordura e sujeira.
2. Escolher o vinil
Existem diversos tipos de vinis adesivos no mercado. Alguns são mais indicados para uso interno, outros são impermeáveis e resistentes. Por isso, é importante escolher o adesivo vinil mais recomendado para cada tipo de estilo e de motocicleta.
3. Medir e recortar o produto
Antes de aplicar o vinil na moto, é preciso medir e recortar o material nas dimensões corretas. Para isso, use um roloe uma fita métrica. Em seguida, corte o vinil em pedaços que correspondam a cada uma das partes da moto, deixando uma folga de segurança.
4. Aplicar o vinil
A dica é começar pelas áreas mais simples, como as laterais e as partes retas da moto. Só depois vale ir às curvas e partes mais complexas. Assim, comece a aplicação do vinil na superfície e vá descolando o papel protetor.
Vale ressaltar que é muito importante aplicar o vinil com cuidado e sem pressa, para evitar bolhas e dobras indesejadas e dobras. Use uma espátula de feltro para alisar o vinil e retirar possíveis bolhas de ar.
5. Realizar o acabamento
Para realizar o acabamento, use a lâmina de estilete para recortar o excesso de vinil nas áreas mais difíceis, como nos cantos e nas curvas. Verifique se o adesivo está bem fixado em todas as áreas e faça os ajustes necessários. Por fim, aplique uma camada de verniz protetor sobre o vinil.
- E para ver todas as novidades em motos do ano, clique aqui.
Dicas para fazer o envelopamento de moto
Veja outras dicas para fazer um envelopamento de moto de qualidade:
1. Pesquise um bom produto
Entenda que o barato pode sair caro. Portanto, pesquise um adesivo de vinil de qualidade para não desperdiçar tempo e dinheiro. O mercado nacional oferece boas opções para vários gostos e estilos.
2. Pesquisa bastante
Se o proprietário da moto quer realizar o envelopamento sozinho, vale a pena pesquisar bastante para entender todo o passo a passo para o processo de qualidade.
3. Leve em uma oficina especializada
Se o proprietário não tiver segurança para realizar o envelopamento, vale a pena levar em uma oficina especializada e deixar o serviço ser feito por profissionais entendidos do assunto.