Como NUNCA se perder numa curva andando de moto

Fazer uma curva andando de moto é difícil para todos os pilotos que estão sobre duas rodas, pedindo muito treino e concentração. Para te ajudar, nós separamos tudo sobre como entrar na curva andando de moto e não se perder; confira!

curva andando de moto
Foto: Banco de Imagens

1. Conheça a própria moto

Em primeiro lugar, não é preciso ser especialista em mecânica, mas é indicado entender um pouco sobre o funcionamento da carenagem e da motorização da moto. Assim, é possível se ter noção do centro de gravidade e da distribuição do peso do veículo durante as curvas.

Nesse sentido, o manual da moto traz essas informações, com indicações e ilustrações mais específicas sobre o funcionamento do veículo. Por isso, vale a pena dar uma olhada mais próxima dos dados mais importantes e se informar mais um pouco sobre o veículo.

http://consulta%20de%20placa%20de%20moto
ONLINE

Consulta de Placa de Moto

Como fazer? (Passo a Passo)

CONFERIR
Você permanecerá no site atual

2. Controle a velocidade

O ideal é manter a velocidade igual ou abaixo do limite permitido para a via. Pense que a definição do máximo de velocidade não é à toa, mas sim um estudo sobre a capacidade do próprio local. Por isso, manter a quilometragem antes de entrar na curva já é importante.

Pense também que se entrar na curva com uma velocidade muito acima do permitido pode não dar tempo suficiente para reduzir a quilometragem, tornando um risco para o piloto.

curva andando de moto
Foto: Banco de Imagens

3. Olhe para onde ir

Uma das principais dicas para fazer curvas com segurança é manter os olhos fixos no ponto para onde você deseja ir. Isso ajuda a manter a moto na trajetória correta e a evitar desvios ou perda de controle. Focar em um ponto no final da curva também ajuda a manter a estabilidade da moto durante a curva.

Além disso, psicologicamente, olhar o ponto e se concentrar mantém a capacidade de visualizar o ato, ajudando bastante a manter a concentração e não se perder na curva.

http://Moto%20elétrica%20precisa%20de%20CNH
REGRAS

Moto elétrica precisa de CNH?

Confira as novas regras

CONFERIR
Você permanecerá no site atual

4. Posicione o corpo corretamente

Posicionar o corpo corretamente é essencial para uma pilotagem segura durante as curvas. Ao se aproximar de uma curva, incline-se para o lado correspondente da curva, mantendo o corpo e os braços relaxados. Isso ajuda a manter o equilíbrio e a estabilidade da moto durante a curva.

Nesse ponto também é importante a velocidade anteriormente, visto que dá tempo para posicionar o corpo. A dica essencial é aprender o movimento, o que vem com bastante treinamento e entendimento sobre a melhor maneira de se posicionar em cima da moto.

curva andando de moto
Foto: Banco de Imagens

5. Manter a velocidade constante

A aceleração durante as curvas é um ponto muito importante, pedindo que o piloto faça um controle muito próximo da velocidade. Por isso, é necessário ficar bem atento nas manetes e no acelerador, não deixando que se escape muito para cima ou para baixo.

E para ver todas as novidades em motos do ano, clique aqui.


6. Controle a frenagem

Nesta dica entra novamente a importância da velocidade antes da curva, visto que é importante entrar na curva com a quilometragem controlada. Tudo porque frear bruscamente não ajuda no controle da moto, já que o ideal é frear controladamente.

Foto: Banco de Imagens

7. Treine o posicionamento

O domínio sobre a moto é fundamental para se dar bem nas curvas. E isso não precisa necessariamente ser treinado durante as curvas, mas no posicionamento diário como um todo.

Por isso, o ideal é treinar o corpo e aprender a se posicionar corretamente na moto, em todas as situações de pilotagem, facilitando o conforto para o trânsito em curvas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 20

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Ricardo Lins
Formado em jornalismo, Ricardo Lins é especialista em produção de conteúdo automotivo. Com mais de 4 anos de experiência na área, entrega artigos e notícias atualizadas sobre lançamentos e comparativos de motos para o nosso portal de forma confiável e imparcial.