Você busca um consórcio de moto em 2023? O mercado oferece diferentes opções para o público, o que dá muita dúvida sobre o assunto. Por isso, nós separamos um review completo dos principais consórcios de moto para 2023; confira!
Como funciona um consórcio de moto?
Um consórcio é uma reunião de pessoas com o mesmo objetivo para obter fundos. Dessa maneira, trata-se da criação de grupos para arrecadar dinheiro que serão revertidos futuramente na obtenção de cartas de crédito para a compra do veículo.
Diferentemente do financiamento, em que a pessoa pega o dinheiro emprestado com juros de uma instituição bancária, o consórcio não tem o acréscimo em cima do dinheiro em si, já que reúne os investimentos do grupo em cartas de crédito. Porém, há a incidência de taxas de administração.
A contemplação para a obtenção da carta de crédito pode ser feita por lance ou por sorteio, a depender das condições do programa. Portanto, por meio do consórcio, o comprador paga as parcelas enquanto aguarda a carta de crédito para a compra, que tem o prazo determinado pelas regras.
- E para ver todas as novidades em motos do ano, clique aqui.
Quais os consórcios disponíveis em 2023?
Portanto, a criação de consórcios é uma prática regulamentada pela lei brasileira. Por isso, é essencial procurar uma instituição confiável e que oferece segurança para os consorciados, fugindo de golpes.
Nesse sentido, há duas principais formas de consórcios: pela própria concessionária ou por instituições financeiras e empresas especializadas. Veja um pouco mais sobre cada um:
Consórcio na concessionária
O Consórcio da Honda é uma das melhores opções disponíveis no Brasil. A montadora oferece uma gama variada de planos que abragem de 13 até 26 contemplações mensais. A montadora disponibiliza mais oportunidades para motos de baixa cilindrada, mas também permite o consórcio para carros.
No geral, os planos da Honda contam com contemplações por lance e por sorteio. As cotas e parcelas são bem variáveis, podendo contar com o decréscimo percentual e outros descontos a depender do contrato.
A Yamaha também oferece um consórcio próprio, que conta com até 72 parcelas em diferentes planos Mega, Master e Prime. A montadora também realiza consórcios para diferentes linhas de motos, ao prazo que não cobra taxas de juros, mas sim alguns encargos do próprio consórcio.
A Suzuki Motors também realiza a promoção de consórcio para compra de suas motos. Os planos são disponíveis em diferentes categorias entre 60 e 72 parcelas, com dezenas de contemplações previstas por meio de lances no site ou na loja e sorteios na Loteria Federal.
Além disso, outras marcas do mesmo grupo empresarial que traz a Suzuki para o Brasil, como a Kymco e a Haojue, também oferecem concursos para a compra das motos. A Haojue é uma montadora chinesa que tem apresentado boas ofertas de motos de baixa cilindrada para o país.
Consórcio por empresas
O Consórcio Magalu é o produto da famosa varejista do Brasil. Na verdade, a marca oferece consórcio para diferentes compras de imóveis, serviços e veículos. Os planos oferecem valores de 8 a 25 mil para motos novas e usadas, independente dos modelos.
A Embracon é uma empresa que conta com um consórcio bastante famoso no Brasil. A marca oferece diferentes planos sem entrada e sem taxas de juros. Além disso, parcela as cotas em até 70 vezes, tentando reduzir a burocracia para a retirada da carta de crédito.
O Consórcio Itaú oferece parcelas a partir de R$298,37 ao mês para os planos de motos. Seguindo o exemplo das concorrentes, a marca também trabalha com assembléias para lances e sorteios nas contemplações. Outros bancos, como o Santander, também oferecem planos parecidos.
Como escolher o melhor plano de consórcio de moto em 2023?
Todos os consórcios citados neste post são confiáveis e contam com uma boa reputação no cenário brasileiro. Porém, a escolha do melhor consórcio vai depender do perfil de cada um. Veja algumas dicas gerais:
1- Pesquise bastante
No geral, o primeiro passo é pesquisar bem sobre o consórcio. Veja tudo o que puder sobre as condições e os termos gerais do contrato, bem como as incidências em caso de desistências. Ao entender melhor as regras, você pode mapear as preferências.
2- Defina o foco antes de contartar o consórcio de moto
Quem já tem uma moto em foco de determinada concessionária pode optar por um consórcio direto. Porém, quem está mais aberto a opções pode buscar uma empresa especializada. De toda maneira, é preciso definir o foco totalmente e se planejar.
3- Faça simulações de consórcio de moto em 2023 antes de contratar
As plataformas de consórcios oferecem simulações dos valores e das condições ao longo do plano. Use esses requisitos para se planejar financeiramente para a contratação do serviço