O cinto de segurança para moto é um acessório que já começou a entrar no mercado brasileiro, sobretudo para as crianças. Além disso, há pesquisas para levar o recurso para os adultos. Por isso, nós separamos as últimas informações; confira!
Como funciona o cinto de segurança para moto?
O cinto de segurança para moto é um acessório não muito comum, mas que pode fazer a diferença no dia a dia dos condutores. De fato, o mercado ainda não oferece grandes opções para os motociclistas, e muitos produtos se mantém em pesquisa para encontrar a melhor fórmula.
Apesar disso, as empresas especializadas conseguem oferecer bons cintos de segurança para motos, sobretudo para as crianças. E esse é o principal foco da produção, buscando dar mais firmeza aos mais jovens no posicionamento da moto.
- E para ver todas as novidades em motos do ano, clique aqui.
Dessa maneira, os cintos – infantis ou adultos – tratam-se de coletes que se prendem ao adulto ou a própria moto. O vestuário cria uma espécie de cinto parecido com o dos carros, impedindo que a pessoa seja lançada à frente em caso de colisão ou freada brusca.
Cintos de segurança infantil
Veja algumas dicas de cintos de segurança para crianças:
Yeacher
O cinto de segurança da Yeacher prende bem a criança ao adulto. Vale ressaltar que, no Brasil, somente as crianças a partir de 10 anos podem andar de moto, e sempre na garupa. O preço médio no e-commerce está na casa dos 100 reais.
Pro Tork
A Pro Tork é uma fabricante renovada de produtos e acessórios para motos. O modelo de cinto de segurança da marca suporta crianças até 60kg e oferece uma boa proteção para o dia a dia. O preço está na casa dos 60 reais no mercado nacional.
Moto PT
A Moto PT é uma fabricante que vende os produtos para os principais e-commerces do Brasil. Nesse sentido, traz um bom produto com um preço médio de 70 reais.
Mult Itens
A Mult Itens produz bons cintos de segurança para o trânsito de crianças. Os produtos são vendidos em sites como Magalu e Casas Bahia. O preço está na casa dos 130 reais.
Cintos de segurança para adultos
A Italdesign é uma desenvolvedora de tecnologias para veículos que tem investido em um cinto de segurança para motos. A marca italiana tem estudado o lançamento de um dispositivo inteligente conectado ao computador de bordo da moto.
O cinto de segurança é preso na carenagem da moto e conectado pelo bluetooth ao computador de bordo. Em situações de emergência, o dispositivo decide se prende o motociclista ou se solta o fecho para segurança. O objetivo é proteger a integridade física do piloto em caso de diferentes choques.
A ideia do cinto de segurança da moto já esteve presente em algumas motos, como o caso da Scooter C1 da BMW. O veículo lançado nos anos 2000 tratava-se de uma carenagem coberta e com o banco revestido pelo cinto de segurança.
A montadora internacional tem alguns projetos para o lançamento de uma nova versão do produto, mas ainda sem datas ou prazos. Porém, seria uma iniciativa para trazer diferentes opções ao mercado.
Dessa maneira, o mercado não tem grandes opções de cintos de segurança para adultos. Assim, as iniciativas precisam ser diferentes; veja algumas dicas de produtos:
Cinto de mão
O colete vem preso no motorista, trazendo um espaço para segurar para o passageiro. Dessa maneira, consegue ficar preso para o trajeto. O preço médio é de 199 reais no mercado.
Jaqueta de proteção
As jaquetas de proteção são mecanismos mais eficientes para aumentar algumas camadas de segurança para a pilotagem. Os preços são muitos variados e podem ir até a alguns milhares de reais.