Se você busca um capacete infantil para moto, precisa ficar atento à legislação e às regras para o trânsito das crianças. Por isso, nós separamos algumas dicas para encontrar o capacete infantil para moto e ficar em dia; confira!
Criança pode andar de moto?
O Código de Trânsito Brasileiro passou por mudanças recentemente. Até 2021, a legislação permitia que crianças a partir dos 7 anos de idade andassem de moto. Porém, a regra mudou, e os pais precisam ficar atentos às normais atuais da lei brasileira.
De acordo com o novo texto do Código, a idade mínima para andar de moto é de 10 anos. Nesse sentido, só pode andar de moto a criança igual ou maior de 10 anos. O trânsito de passageiros abaixo da idade mínima pode gerar multa e pontos na carteira para o motorista.
Portanto, as crianças menores de 10 anos não podem andar na moto. A partir desta idade, então, é legalizado o trânsito. E a exemplo de passageiros adultos, a criança precisa portar os itens básicos de segurança, sobretudo o capacete.
- E para ver todas as novidades em carros do ano, clique aqui.
Qual o melhor capacete para crianças?
Em primeiro lugar, aqueles capacetes menores de bicicleta não são válidos para o trânsito em motocicletas. Para estar em dia com a segurança, é necessário um capacete com as mesmas características dos adultos.
Em termos de legislação, as crianças até podem utilizar os capacetes de adultos. Porém, não é o mais indicado, visto que as especificações e os tamanhos podem ficar muito acima das medidas da criança, perdendo a força de segurança.
Por isso, o mercado oferece opções de capacetes para crianças. As diferenças estão em tamanho, encaixe e visual, visto que os mais novos têm especificações distintas dos adultos.
Portanto, para te ajudar, nós separamos algumas marcas e modelos de capacetes infantis que podem caber bem na maior parte das crianças; confira:
1- Liberty Kids Pro Tork
A Pro Tork, marca especializada em acessórios para motos, também produz capacetes para crianças. A linha Liberty for Kids tem uma série de produtos de modelos, cores e formatos diferenciados.
Os produtos da Pro Tork são regulamentados pelo INMETRO e contam com viseira e fecho desde os modelos de entrada, na casa dos 90 reais. A linha New Liberty For Kids também traz modelos bem vistosos que podem cair no gosto das crianças.
A linha Liberty ainda conta com versões com visual diferente e opções para o trânsito de motocross.
2- Mixs Start Infantil
O capacete da Mixs Start traz um modelo com ABS no casco injetado, proteção interna com isopor e viseira com proteção UV. O produto é bastante resistente e atente aos requisitos de segurança, com um preço na casa dos 130 reais.
3- Pro Tork Factory
Os capacetes de motocross são usados para as crianças que gostam de se aventurar com motos próprias ou como garupa. Nesse sentido, a Pro Tork também fabrica o Factory, em diferentes cores e na faixa dos 200 reais.
4- Axxis
A linha Axxis Draken Wind conta com capacetes premium para as crianças. O produto tem revestimento muito forte e viseira facilmente removível. O preço é um pouco mais alto, próximo dos 600 reais, mas traz muita segurança e conforto para a criança ou adolescente.
5- Rapid Crazy
A linha Ls2 é uma versão de capacetes estilosos e confortáveis para o uso diário das crianças acima de 10 anos. O produto é vendido em sites e em concessionárias, também com um preço na casa dos 600 reais.