Os adesivos para para-lama de motos é um acessório gráfico que pode dar um design personalizado com a cara do motociclista. Porém, é preciso ficar de olho em todas as regras para bons adesivos para para-lama de motos; confira!
O que diz a lei sobre para-lama de motos?
A legislação brasileira não define questões específicas sobre o uso de adesivação de para-lamas de motos. Na verdade, a regra é mais geral sobre a customização do veículo.
De acordo com a lei, o motociclista pode personalizar a moto, desde que não altere a identificação dos modelos de motos 2023 segundo o que está registrado no CRLV. Portanto, a mudança não pode ocupar boa parte da moto e prejudicar a identificação.
Como comprar o adesivo de para-lama?
O adesivo de para-lama, tal qual outros tantos acessórios para motos nesse sentido, não contam com uma grande revenda nacional. Porém, separamos alguns modelos no comércio on-line:
1. Ecodesigner
A Ecodesigner produz bons adesivos de para-lama no mercado nacional, com vendas on-line de diversos tipos de cores e de desenhos. O preço médio do produto está abaixo dos 30 reais.
2. Circuitoshop Adesivos
A marca Circuitoshop conta com bons produtos vendidos nos principais e-commerces do Brasil, trazendo muita qualidade até com os desenhos mais simples. O preço médio está na faixa dos 50 reais.
3. RGV Adesivos
A marca tem revenda on-line para muitos locais do Brasil, contando com boa qualidade e diferentes tipos de modelos. O preço dos mais vendidos está abaixo dos 30 reais.
Dicas para comprar adesivos de para-lama para moto
Veja algumas dicas para comprar bons adesivos de para-lama para a sua moto:
1. Pesquise em lojas especializadas
Quem não pretende comprar o adesivo pela internet, pode procurar em lojas de adesivos ou em lojas de acessórios para motos. Esses tipos de comércios conseguem entregar bons produtos e por um bom preço no mercado nacional.
2. Personalize o adesivo
É comum que gráficas ofereçam o serviço de criação de adesivos, inclusive para motos. Por isso, quem pretende um tipo de design bem específico, vale a pena investir na produção personalizada do produto.
3. Procure em concessionárias
Por mais que as concessionárias das motos não vendam produtos personalizados e com desenhos divertidos ou de personagens, as lojas podem comercializar adesivos de fábrica.
Mais dicas para aplicar o adesivo de para-lama
Veja algumas dicas para comprar o adesivo de para-lama:
1. Procure um produto de qualidade
O adesivo é um acessório bem complicado, visto que pode estragar a carenagem da moto. Por isso, o ideal é procurar um produto de qualidade, com um tipo de cola que não estrague a pintura.
2. Limpe a moto
Antes de colocar o adesivo, vale a pena dar uma geral na limpeza do para-lama. Com isso, o motociclista afasta pó, poeira e outras sujeiras que podem atrapalhar a colagem do produto.
3. Coloque o adesivo de uma vez
A colagem do adesivo é bem rápida, mas ainda assim pode gerar problemas. Por isso, o ideal é arrumar o espaço para deixar tudo pronto para colocar o adesivo de uma vez, evitando que o produto se engome e deixe marcas.
4. Cuidado com as mensagens
Caso não mude muito do design da moto para identificação, o adesivo de para-lama não é proibido. Porém, o motociclista precisa ficar atento às mensagens e aos desenhos utilizados.
Nesse sentido, palavras e grafias muito provocativas podem dar problemas nas fiscalizações. Apesar de não ser amplamente ilegal, é delicado. Por isso, vale levar em conta o bom senso.