Os consertos de motos mais comuns trazem problemas nos veículos que podem ser antevistos com uma boa manutenção e atenção ao funcionamento da própria moto. Por isso, nós trazemos algumas dicas dos consertos de motos mais comuns para ficar de olho; confira!
Os consertos mais comuns nas motos
Veja os defeitos que mais acontecem com as motos:
1. Vazamentos
O vazamento de óleo é um problema bastante comum nas motos brasileiras, o que acontece por diferentes motivos. Nesse sentido, vedações frágeis e rachaduras no cárter são os que mais provocam a saída do líquido.
Já o vazamento de combustível, por sua vez, pode ser mais complexo ainda, gastando recursos e até expondo a moto a riscos de expressão. Por isso, é preciso sempre checar os líquidos do veículo.
2. Freios
O sistema de freios precisa de manutenção constante, principalmente nas pastilhas e nos fios que fazem toda a ligação na moto. Além disso, é preciso trocar os fluidos e reparar os vazamentos, além dos outros componentes em motos mais potentes.
3. Bateria e sistema elétrico
O sistema elétrico da motociclista é um ponto que dá muitos problemas. Nesse sentido, são diversas as causas, como mau contato na fiação ou queima de fusível. Vale ressaltar que um defeito mais grave pode elevar bem o preço, por isso é necessário ficar de olho.
Além disso, a bateria é um componente vital para a motocicleta, podendo deixar o piloto na mão. Nesse sentido, é preciso deixar a manutenção em dia e cuidar da saúde da bateria.
4. Carburador
O carburador tem o trabalho de fazer a mistura de ar e combustível antes de levâ-la ao motor. Nesse sentido, sujeira e contato com outros componentes pode atrapalhar bastante o funcionamento dessa parte, ainda mais se o motorista não buscar resolvê-lo rápido
5. Suspensão
Os amortecedores são partes muito importantes não apenas para o conforto, mas para a regulação dos impactos na motocicleta. Por isso, os problemas podem afetar bastante o funcionamento geral do veículo.
- E para ver todas as novidades em motos do ano, clique aqui.
6. Motor
Por fim, o motor é uma parte complicada para os defeitos, ainda mais no preço alto que um estrago mais profundo pode fazer. Logo, o ideal é manter a manutenção constante do motor.
Dicas para a manutenção da moto
Veja algumas dicas para manter a manutenção da moto em dia e evitar os consertos mais comuns; confira:
1. Verifique o manual
O manual de instruções da moto traz a periodização de manutenção preventiva e de troca de óleos e de fluidos do veículo. Por mais que possa ser difícil bancar as idas à oficina, as indicações do fabricante são importantes para manter a saúde em dia e evitar gastos maiores.
2. Busque uma oficina de confiança
O ideal é levar a moto em uma oficina credenciada para a manutenção da marca e do modelo do veículo. Muita gente gosta de manter um mecânico de confiança e não trocar sempre, o que também é uma boa estratégia.
3. Observe a sua moto
O próprio motociclista consegue conhecer a própria moto e identificar barulhos e respostas estranhas. Por isso, é fundamental ficar sempre atento ao funcionamento do veículo e entender os principais sons da motocicleta.
4. Use produtos de qualidade
O manual do fabricante também mostra as indicações de qualidade dos produtos. Por isso, o ideal é comprar as melhores marcas e evitar imitações ou versões mais baratas que podem estragar a moto.