Os adesivos para motos são recursos estéticos que podem deixar o visual da moto com a cara do piloto. Porém, são produtos muitos delicados que podem estragar a pintura e a carenagem do veículo. Por isso, nós separamos algumas dicas para aproveitar os adesivos para motos da melhor maneira!
O que diz a legislação sobre adesivos?
Os adesivos entram no quesito de personalização e customização, visto que altera características e visuais das motos. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), não há uma proibição específica sobre a inserção de adesivos na moto.
Porém, há certas regras. Em primeiro lugar, os adesivos não podem tapar o chassi da moto, o que é por conta da identificação do veículo. Além disso, a cor da carenagem deve ser preservada em pelo menos 50% para não infringir a legislação brasileira.
Onde comprar adesivos de qualidade?
O mercado brasileiro oferece uma grande variedade de adesivos dos mais variados estilos e cores. Há boas opções de adesivos de cores para dar características diferentes e dinamizar as tonalidades da carenagem do modelo da moto.
Além disso, os populares adesivos com desenhos e grafias que remetem à cultura pop ou do próprio motociclismo contam com uma grande variedade de modelos na casa dos 10 às centenas de reais.
Portanto, o mercado on-line traz grandes e-commerces que trabalham com a venda dos adesivos em unidade ou em pacotes. Além disso, boas lojas físicas também contam com modelos diversos.
Como comprar adesivos personalizados?
As gráficas de personalização trabalham com a impressão de adesivos. Nesse sentido, a pessoa pode selecionar o desenho ou a grafia do adesivo e solicitar a impressão. Assim, dá para produzir bons adesivos para motos exatamente do jeito que o comprador quer.
Além disso, quem for muito fã de adesivos para motos pode comprar uma impressora especializada para a produção do item. Na faixa dos R$ 1.000 é possível encontrar ótimas impressoras para a confecção de adesivos para motos em 2023.
Adesivos para equipamentos de segurança
Outros itens que podem ser adesivados são o capacete e as roupas. Nesse sentido, a legislação é a mesma. De fato, o motorista pode adesivar o capacete, desde que não tire as características e a segurança do equipamento.
Além disso, os adesivos de sinalização são importantes para os baús e para outros itens da moto. Esses, sim, são pedidos pela legislação de trânsito para a identificação dos componentes do veículo durante o tráfego nas cidades.
Dicas para cuidar dos adesivos da moto
Enquanto o adesivo pode dar um bom visual para a moto, também pode estragar o veículo. Nesse sentido, há algumas dicas importantes para conservar o produto; confira:
Compre produtos de qualidade
O ideal é buscar adesivos para motos e não para outros ambientes como cadernos ou janelas. Isso porque os adesivos voltados para os veículos contam com uma colagem especial para esse tipo de produto.
Insira o adesivo com cuidado
O momento de colocar o adesivo da moto é muito importante, já que posicionar errado pode estragar tanto a colagem quanto a moto. Nesse sentido, o motorista pode levar a moto em uma oficina especializada para auxiliar a colocação do veículo.
Use produtos para conservar a moto
Para melhorar a carenagem e não estragar a pintura, o motorista pode usar produtos e ceras especiais para conservar a qualidade. O mercado oferece boas opções nesse sentido.
Cuidado ao tirar o adesivo
Tão importante quanto a hora de colocar o adesivo é tirar o adesivo. Realizar a troca pode prejudicar a carenagem, por isso, é preciso utilizar produtos para não danificar o veículo.