Os fãs de motos esportivas são apaixonados pelos barulhos do ronco do motor. Para quem ainda não tem a sua superesportiva, nós separamos algumas dicas para a pergunta: como deixar a moto mais barulhenta? Confira os métodos que mais funcionam para as motos street do Brasil!
Como melhorar o ronco da moto?
O ronco do motor é o barulho preferido dos fãs dos modelos de motos esportivas. Isso porque o som representa o funcionamento de toda a potência do motor e é, de fato, um componente importante na cultura do motociclismo.
Tanto é que muitas motos top de linha atualmente já têm tecnologia para deixar o motor completamente silencioso, mas isso afastaria o público que gosta justamente do barulho do ronco do motor.
Porém, quem não tem moto superesportiva e sonha com o ronco do motor alto e imponente pode conferir algumas dicas de customização para deixar o barulho mais firme:
Mexendo na capa do filtro de ar
Essa mudança funciona com as motos urban, como a CG 160, a Factor e a DK160 da Haojue. Ao retirar a proteção lateral pouco acima do motor, encontra-se o filtro de ar revestido pela capa.
Ao lado da capa do filtro, o piloto pode encontrar o coletor de ar do filtro. Para aumentar o ronco da moto, pode-se tirar o coletor de ar ou mangote. O componente serve para segurar o barulho do motor.
Vale ressaltar que não precisa tirar o filtro, mas apenas o mangote. Com isso, a moto pode funcionar normalmente sem tantos problemas. Tirar o filtro em si pode sim danificar o funcionamento da moto.
Mexendo no escapamento
A principal forma de aumentar o barulho da moto e torná-lo mais esportivo é alterar o escapamento da moto. Para muitas motos, é possível apenas ‘furar’ a parte da saída do escapamento para mudar o fluxo de ar e aumentar o barulho produzido pelo motor.
Em outros casos, é preciso tirar o bico do escapamento e furar o próprio equipamento. Esse processo é mais difícil, mas também funciona nas motos que usam esse acessório.
Além disso, o motorista pode encontrar o escapamento já furado para comprar, realizando a troca do escapamento estralador para uma versão já com os furos e mais capaz de tirar o ronco do motor.
O que diz a legislação?
Antes de mexer no escapamento e no filtro da moto, o proprietário precisa estar ciente dos riscos. O Código de Trânsito Brasileiro, no artigo 230 e no inciso XI, o limite máximo da moto é de 99 decibéis.
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Nesse sentido, os veículos que superarem o limite máximo de barulho podem receber multa grave com quase R$ 200,00 de cobrança e pontos na carteira do condutor.
Dicas para cuidar da moto
Antes de mexer nos equipamentos da moto para aumentar o barulho, o dono do veículo precisa se atentar a algumas dicas; confira:
Não mexa onde não sabe
Sair mexendo nas peças da moto sem ter a mínima noção do funcionamento do veículo não é tão indicado. Antes de tudo, é preciso estudar um pouquinho sobre mecânica, e mais do que isso, entender os seus limites até onde dá para se arriscar a mexer na moto.
Leve a moto para a revisão
A manutenção regular é muito importante para a moto. Com as alterações para o barulho do veículo, fica ainda mais necessário revisar a moto constantemente em oficinas especializadas.