A Ducati V21L 2023 é a primeira moto elétrica da marca italiana, que estreará nas pistas no FIM MotoE World Cup já em 2023. O protótipo dará a tônica do que pode vir para o público nos próximos anos. Por isso, nós separamos um material completo sobre a Ducati V21L 2023; confira!
Nova Ducati
A Ducati V21L é o primeiro modelo elétrico da Ducati. A marca promete trazer ao mercado um veículo com zero emissões. O projeto foi desenhado pelo Ducati R&D, buscando conciliar a força da Ducati com o objetivo ambiental.
O modelo desenvolvido pelos parceria entre engenheiros da Ducati e da Ducati Corse pesa 225kg e traz um motor de potência e torque de 110kW, com 150cv. Com essas configurações, o protótipo já atingiu a velocidade de 275km/h.
Pouco menos da metade do peso da moto é da bateria, com 110kg. A capacidade máxima é de 18kWh, com uma tomada na traseira de 20kWh equipada com 1.152 células cilíndricas.
O motor pesa 21kg e tem a velocidade máxima de rotação de 180rpm. A tensão máxima do sistema é de 800V, o que será fundamental para dar a potência necessária para o modelo.
Mais detalhes já revelados
O sistema de refrigeração da nova moto 2023 deve ser um dos grandes destaques da Ducati V21L, oferecendo um complexo líquido com circuito duplo para controlar os requisitos do jogo de inversor e de motor.
De acordo com a Ducati, o carregamento da bateria leva 45 minutos para atingir 80% da autonomia. A parte traseira conta com um braço oscilante totalmente de alumínio, enquanto a parte debaixo do banco do piloto é feita de fibra de carbono.
Vale ressaltar que a Ducati pertence ao Grupo Volkswagen, portanto, conta com a consultoria da empresa para desenvolver os modelos para as ruas.
Pneus e carenagem da Ducati V21L 2023
O jogo de pneus deve trazer o estilo esportivo da marca, sobretudo nesses protótipos iniciais do desenvolvimento.
O travamento da moto é do sistema Brembo, com disco duplo dianteiro, duas pinças GP4MR 32/36 e um cilindro mestre radial.
Na parte de trás, o disco único de 220mm de diâmetro conta com uma pinça P34 e um controle de freio opcional na traseira.
Qual o valor da nova Ducati 2023?
A Ducati V21L não vai para o mercado tão cedo. Na verdade, o modelo estreará na Copa do Mundo de MotoE. A marca será a fornecedora oficial da competição, colocando um total de 18 motos na pista na temporada de 2023.
O modelo já está bastante avançado e promete trazer leveza e velocidade. Dessa maneira, a Ducati usará a temporada nas pistas para entender a moto e traçar estratégias para levar o veículo para o público comum nas ruas.
Portanto, ainda não há previsão de disponibilidade da Ducati V21L no mercado, mas os fãs de velocidade e tecnologia podem acompanhar o torneio.
Ficha técnica Ducati V21L 2023
Veja algumas informações da ficha técnica já disponibilizadas pela Ducati sobre a Ducati V21L:
Motor:
- Motor de 110kW
- 150cv de potência
- Rotação máxima de 18000rpm
- Peso do motor de 21kg
- Inversor com eficiência de 99%
- Peso do inversor de 5kg
- Sistema de refrigeração duplo e líquido
Bateria:
- Peso total de 110kg
- Capacidade de 18kWh
- Carga total de 20kW
Chassi:
- Fibra de carbono revestindo a bateria
Suspensão e eletrônicos:
- Suspensão Frontal Öhlins NPX 25/30
- Suspensão traseira Öhlins TTX36
- Sistema de freio Brembo
- Controle Eletrônico, Ducati Slide Control e Ducati Wheelie Control
Fonte: Ducati