Fim da estrada para elas: essas motos vão sair de linha em 2023

Há uma série de motos que já entraram em 2023 com o fim da estrada para elasNesse sentido, tratam-se de modelos que não são mais fabricados em 2023 e só podem ser encontrados no mercado de seminovos. Por isso, veja tudo sobre motos que não estão em linha em 2023!

Foto lateral de moto da Haojue
Foto: Divulgação

Acabou a era do carburador: o fim da estrada para elas?

A Fase 5 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos similares, o Promot, definiu a proibição da fabricação das motos com carburador. Isso por conta da poluição excessiva causada pelo componente do motor.

Nesse sentido, as montadoras têm até o fim de 2023 para regularizar a produção com a retirada do carburador e a busca por novas soluções para substituir o componente, sobretudo a injeção eletrônica. Caso contrário, será o fim da estrada para elas!

Foto de um carburador de moto
Foto: Divulgação

Assim, as marcas que não atenderem às mudanças da Fase 5 precisarão retirar as motos de linha, visto que não é mais possível levar ao mercado as motos com esse tipo de item.

Veja algumas das motos que contam com carburador e podem sair de linha; confira:

1. Haojue DK150

A Haojue DK150 é uma moto bem competente para o dia a dia nas cidades, trazendo um visual parecido com as linhas CG da Honda. Porém, apesar da segurança, a moto é alimentada pelo sistema de carburador e vai precisar se adaptar se não quiser que seja o fim da linha para elas

novidades

Lançamentos de motos da Honda 2024

Lista de modelos aguardados.

Conferir!
Você permanecerá no site atual

2. Shineray Worker

A Shineray Worker 125 também é uma moto voltada para o tráfego simples no dia a dia nas cidades. Com uma construção simples, pode ser o fim da estrada para ela se não houver adaptações da Shineray para entrar de acordo com as regras da M5.

Foto lateral da Shineray Worker
Foto: Divulgação

3. Shineray Jet

As linhas Jet da Shineray, sobretudo com a cinquentinha e a Jet 125, duas motos bem simples, mas condizentes para o dia a dia nas cidades. Os veículos também podem estar no fim da estrada para elas se não houver uma transformação nas configurações do carburador.

4. Haojue Chopper Road

A Chopper Road é uma custom bastante estilosa por um valor baixo se comparada sobretudo com outros tantos. Porém, a moto também precisa mudar o carburador para não perder o direito de sair em linha.

elétricas

Qual a autonomia das 3 moto elétricas mais baratas do Brasil em 2023?

Conferir!
Você permanecerá no site atual

Motos que já saíram de linha

Enquanto as motos com carburador podem ser adaptadas para se manterem ainda em lançamentos constantes, há algumas motos que já foram decretadas o fim da estrada pra elas; veja:

1. Dafra Horizon 150

A Dafra Horizon 150 também é uma moto do estilo custom que era vendida a baixo custo no Brasil. Porém, já em 2023 a moto não é mais fabricada em série para o mercado brasileiro. Quem pretende uma Horizon 150 só a encontrará no mercado de seminovos.

2. Kymco Agility 200i

A Agility 200i é uma scooter bem econômica que entrega boa potência e conforto. Porém, desde já agora em 2023, foi o fim da estrada para ela, sem vendas em série e somente no mercado de seminovos.

3. Honda SH

A Honda retirou duas motos do mercado nacional já desde o começo de 2023. A Honda SH 150i traz uma scooter bem simples e organizada, mas as intenções da montadora japonesa é valorizar a PCX e a Elite, o que motivou a retirada da SH 150i do mercado brasileiro.

Foto lateral da moto
Foto: Divulgação

Nesse sentido, seguindo a mesma linha estratégica, a Honda SH 300 foi retirada do mercado pela visão da marca em valorizar a Honda Forza 350, que conta com um estilo bem parecido e motorização semelhança. Com isso, a Honda consegue afastar a concorrência nas mesmas motos.

Para ficar por dentro de todas as mudanças, acompanhe tudo sobre as motos em 2023!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Ricardo Lins
Formado em jornalismo, Ricardo Lins é especialista em produção de conteúdo automotivo. Com mais de 4 anos de experiência na área, entrega artigos e notícias atualizadas sobre lançamentos e comparativos de motos para o nosso portal de forma confiável e imparcial.